Nesta sexta (27/10), às 21h, no Clube Dom Pedro II, em Curitiba, o Forró da Lua Cheia promove a edição de outubro do mais famoso baile de forró do sul do país, uma tradição entre os amantes de boa música e das danças a dois na capital paranaense. Mas quem frequenta o evento sabe que, mais do que uma balada com música de qualidade ao vivo e excelente pista de dança para o arrasta-pé, o Forró da Lua Cheia é um reduto de pessoas e grupos que encontram na festa um momento de bem-estar.
A consultora em tecnologia educacional, Sill Pontes, é uma das frequentadoras que comenta os inúmeros benefícios em participar do evento mensal. Ela conta que por trabalhar muito no computador e precisar de raciocínio rápido, sentia-se cansada e sem energia. Mesmo quando deixava o trabalho para assistir TV ou dormir, por exemplo, não conseguia “desligar” a mente e ter um descanso apropriado. Foi aí que decidiu investir mais tempo na prática da dança, com aulas regulares e bailes de sexta a domingo. “Comecei 2023 decidida a mudar minhas prioridades. Quando danço é como se reseta-se a mente, parece que estou nas nuvens. Hoje, fico menos tempo no computador, mas o trabalho rende muito mais e durmo bem. Eu troquei horário de trabalho por horário de dança e saí no lucro”, afirma a forrozeira que relata ser a primeira a chegar e a última a sair do Forró da Lua Cheia.
Sill é integrante de um dos muitos grupos de dança criados no WhatsApp em que os integrantes montam uma agenda dançante de eventos para frequentarem juntos, garantindo parceiros de dança e fazendo amigos. “Desde o começo deste ano estou dançando direto, então até o meu corpo mudou bastante, porque é uma atividade física. E tem outra coisa, dançando você abraça e ao abraçar libera serotonina, então eu volto pra casa bem melhor”, comenta ela se referindo a substância química conhecida como hormônio do bem-estar. A sensação de prazer é compartilhada com os amigos do grupo que, segundo ela, já saem do Forró da Lua Cheia na expectativa para a próxima edição.
Mas se o “vício” pelo forró é mais recente na vida de Sill, para Leandro Ribas, analista de tecnologia, a dança é uma paixão antiga, que atravessou o oceano e fez uma rede internacional de amigos. Ele iniciou as aulas de dança quando começou a faculdade no antigo CEFET-PR, atual UTFPR, nas classes ministradas pela professora Sandra Ruthes, uma das organizadoras do Forró da Lua Cheia. Leandro presenciou as primeiras edições do evento, ainda no deck da panificadora Quintessência e, mais tarde, ministrou aulas de forró na Irlanda, durante o ano em que morou no país. “Os benefícios de praticar forró eu trouxe pra minha vida. Eu era uma pessoa bem tímida e com a dança evoluí na minha interação social com as pessoas. A dança é uma conversa com seu par, isso que é o legal de dançar, não é só o fazer o passo. Também aprendi a falar em público, principalmente quando dei aulas de dança. Além disso, hoje eu conheço gente do forró no mundo inteiro. A dança proporciona isso pra gente, é fantástica!”, avalia Leandro.
Assim como ele, trabalhar a timidez é algo recorrente entre os frequentadores do Forró da Lua Cheia. Na edição de setembro, Sill relata que um amigo a surpreendeu: “Ele era super tímido e estava pleno, dançando com todo mundo, conversando, uma energia maravilhosa! Acredito que rolou uma sinergia tão boa ali que ia contagiando todos”.
Estes relatos dos frequentadores servem de estímulo ao trabalho desenvolvido pelos organizadores do evento, Sandra Ruthes e Renato Zóia. “Esses depoimentos nos dão aquela sensação de dever cumprido, porque é isso que a gente quer proporcionar a todos que participam do evento, uma experiência única de bem-estar e alegria”, afirma Renato.
A edição de outubro do Forró da Lua Cheia terá show com a banda residente do evento Areia Branca, uma das mais tradicionais da cidade, e com o Forró de Maravilha, quarteto formado em Curitiba e composto exclusivamente por mulheres.
Para saber em primeira mão de todas as notícias sobre o evento, abertura de lotes de ingressos promocionais, entre outros, é só participar do grupo oficial do Forró da Lua Cheia no WhatsApp. O link está na bio do Instagram.
SERVIÇO
Forró da Lua Cheia – edição de outubro
27 de outubro de 2023, às 21h
Clube Dom Pedro II
Rua Brigadeiro Franco, 3662 – Água Verde | Curitiba-PR
Ingressos: R$ 60,00* (Pix ou dinheiro) | na bilheteria do evento, a partir das 20h30
*verifique disponibilidade de ingresso promocional antecipado no Sympla
Consumo no bar: aceita dinheiro, cartão de débito ou crédito
Reserva de mesas: (41) 9 8432-0339 com Silvio
Informações: WhatsApp (41) 9981-4104 com Sandra ou www.instagram.com/forrodaluacuritiba/