Flow: Sucesso do filme aumenta a procura por adoção de gatos pretos

Após conquistar o Oscar de Melhor Animação e levar para casa a primeira estatueta da Letônia, o filme Flow conseguiu conquistar algo ainda maior: mudar a vida de outros gatinhos. Com o sucesso da animação, a procura pela adoção de gatos pretos aumentou consideravelmente, especialmente nas redes sociais.

Em plataformas como o X (antigamente, Twitter), posts de usuários oferecendo “gatinhos tipo flow” para adoção viralizaram. O sucesso de posts como este, levaram a outros usuários da rede social a realizarem comentários como: “Só hoje eu vi três pessoas chamando gatinhos pretos de “flow” e agora eu não consigo mais pensar diferente. Agora, sempre que eu ver um gatinho preto, automaticamente vai vir na mente ‘olha um flowzinho’”, “Agora, gato preto é da raça Flow” ou “Eu quero um gato Flow”.

Este não se trata de um fenômeno único, já que, por exemplo, em 2010 com o lançamento de Como Treinar o Seu Dragão, a procura por gatos pretos em abrigos de animais nos Estados Unidos aumentou bastante. Muitos destes gatinhos foram batizados de Banguela, em homenagem ao dragão da animação da Dreamworks.

De acordo com o Instituto Ampara Animal, uma das maiores organizações não-governamentais de proteção animal aqui no Brasil, o sucesso de Flow tem sido essencial para combater estigmas atribuídos a gatos pretos e estimular a procura destes animais para adoção: “O que nem todos imaginam é o impacto real que ele tem tido: aumentando o interesse pela adoção de gatos pretos, que há tanto enfrentam preconceitos. […] Em um mundo repleto de superstições e injustiças contra os gatos pretos, Flow surge como um sopro de esperança”, declaram.

About The Author