Festival de Gramado elege “Cinco Tipos de Medo” como Melhor Filme da edição, e Xamã, estreante no cinema, como Melhor Ator Coadjuvante

 Xamã | Foto: Cleiton Thiele 

Com direção de Bruno Bini, primeiro longa-metragem de Mato Grosso a competir no festival também levou os Kikitos de Melhor Roteiro e Melhor Montagem

Exibido pela primeira vez no Festival de Gramado, “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, é eleito o grande vencedor da edição. Além do prêmio de Melhor Filme, o thriller levou para casa mais três Kikitos: ‘Melhor Ator Coadjuvante’ pela performance de Xamã, estreante no cinema; ‘Melhor Roteiro’ e ‘Melhor Montagem’, ambos assinados pelo diretor. Os dois talentos premiados participaram da sessão de gala, realizada no dia 21 de agosto, ao lado da equipe e dos atores Bella Campos, Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, Jonathan Haagensen, Rodrigo Fernandes. O filme é uma produção da mato-grossense Plano B Filmes e da gaúcha Druzina Content, em coprodução com a Quanta. A distribuição é feita pela Downtown Filmes.

De volta ao festival, depois de exibir o curta-metragem “S2”, em 2015, Bruno Bini faz uma participação histórica com seu novo filme. O primeiro longa-metragem de Mato Grosso a concorrer ao Kikito é também o grande vencedor da edição. “Acho que essa premiação é uma conquista coletiva de todo mundo que trabalha e luta pelo cinema e o audiovisual mato-grossense. Com certeza é uma confirmação do poder das histórias que estão no interior do Brasil e que estão doidas para serem encontradas e descobertas pelo público. É uma compreensão de que é possível fazer um cinema de gênero no Brasil, que carregue temas relevantes e que conversam com a nossa realidade de uma maneira muito potente.”, afirma diretor.

Bruno Bini | Foto: Cleiton Thiele

A produtora Luciana Druzina também esteve presente no evento, onde, há dez anos, conheceu Bruno Bini. “Exibir o filme, pela primeira vez, em um dos maiores festivais de cinema do Brasil, e ver essa recepção tão especial do público e do júri, nos deixou ainda mais entusiasmados com as próximas etapas. Ainda este ano, vamos passar por outros festivais importantes, e prevemos o lançamento nos cinemas para o primeiro semestre de 2026.”, compartilha a CEO da Druzina Content.

O roteirista e diretor do filme teve como inspiração um caso real, ocorrido no bairro do Jardim Novo Colorado, periferia de Cuiabá, onde os moradores da comunidade se uniram para pagar a fiança de líder do tráfico. “Cinco Tipos de Medo” também marca o primeiro trabalho de Bella Campos em uma produção para os cinemas. Natural de Cuiabá, a atriz retorna à sua cidade para viver Marlene, uma enfermeira cuja vida é observada de perto e controlada pelo traficante Sapinho (Xamã), com quem manteve uma relação amorosa. Depois de reencontrar um antigo paciente, Murilo (João Vitor Silva / “O Agente Secreto”), Marlene teme que a nova paixão tenha consequências fatais.

Segundo o CEO da distribuidora Downtown Filmes, Bruno Wainer, a proposta de Bini lhe despertou interesse desde o início. “Gostei do projeto desde que li o roteiro, pelo gênero proposto – ação e suspense – e com suas viradas inesperadas, e depois me surpreendi com a qualidade da sua realização comandada por equipes de produção do Mato Grosso e Porto Alegre.”, conta Wainer.

Bella Campos | Foto: Cleiton Thiele

“Cinco Tipos de Medo” é uma produção viabilizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através da ANCINE e do BRDE, e conta também com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). A obra deve percorrer festivais ao redor do mundo antes de seu lançamento nos cinemas brasileiros.

Sinopse:
Murilo, um jovem músico em luto, se envolve com Marlene, enfermeira presa a um relacionamento abusivo com um traficante. Suas histórias se cruzam com as de Luciana, policial movida por vingança, e Ivan, advogado com intenções ocultas. Cinco vidas aparentemente desconectadas colidem num caminho sem volta.
Elenco: Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, João Vitor Silva, Bella Campos, Xamã, Rejane Faria, Jonathan Haagensen, Zé Carlos Machado, Rodrigo Fernandes
Ficha técnica:
Direção: Bruno Bini
Roteiro: Bruno Bini
Produção: Plano B Filmes e Druzina Content
Coprodução: Quanta
Produção Executiva: Luciana Druzina, Bruno Bini, Amanda Ruano
Direção de Arte: Pedro von Tiesenhausen
Direção de Produção: Mônica Catalane
Direção de Fotografia: Ulisses Malta Jr.
Figurino: Júlio Tavares e Jane Klitzke
Trilha Musical: Adrian Chandler, Gonzaguinha, Maoa, Nikita, Xamã, Gustah, Black Alien & MC Hariel
Trilha Sonora Original: Leo Henkin
Montagem: Bruno Bini
Desenho de Som: Kiko Ferraz e Ricardo Costa
Produtor de Elenco: Alonso Zerbinato
Distribuição: Downtown Filmes
Sobre a DRUZINA CONTENT | Coprodutora
A premiada empresa Druzina Content possui mais de 20 anos de experiência no mercado de inovação audiovisual e produção de conteúdo. Atualmente, Druzina tem presença em mais de 60 países, nas mais diversas plataformas, salas de exibições e canais, incluindo Prime Video, Nickelodeon, Youku, Canal Futura, Telecine, Netflix, Tv Brasil, Tv Cultura, ZooMoo Kids, GloboPlay, Box Kids, Canal Brasil, entre muitos outros. A empresa atua principalmente nos segmentos de cinema, televisão e games. Com o propósito de criar propriedades intelectuais sem fronteiras e produzir histórias que precisam ser contadas, suas obras já participaram de diversos festivais e mercados, recebendo inúmeros prêmios. A empresa tem como fundadora e CEO Luciana Druzina, membro da International Academy of Television Arts & Sciences e parte da comissão julgadora do International Emmy® Awards. Em reconhecimento à atuação da Druzina Content no mercado externo, a empresa audiovisual conquistou o Prêmio Exportação ADVB/RS seis anos consecutivos (2020-2024), na categoria Economia Criativa (criada em 2023), uma conquista inédita para o setor de economia criativa e para a indústria audiovisual brasileira, e também recebeu a Distinção Ouro por ter vencido o prêmio 5 vezes.
Sobre a PLANO B FILMES | Coprodutora
A Plano B nasceu em 2011, fundada por Bruno Bini e, desde então, tem em seu portfólio desenvolvimento e produção de filmes exibidos e premiados em importantes festivais pelo mundo.  Bruno Bini construiu sua carreira como diretor, roteirista e produtor na publicidade e no cinema, e já recebeu mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e exterior.
Sobre a QUANTA | Coprodutora
A Quanta é o único ecossistema audiovisual do Brasil capaz de atender, de forma totalmente integrada, todas as etapas da produção — da pré-produção à exibição. Com infraestrutura robusta, estúdios e equipamentos de locação reconhecidos pelo mercado, uma equipe de pós-produção altamente especializada e sistemas avançados de entrega, gerenciamento e exibição de conteúdo, a empresa se consolida como referência no setor. Comprometida com a inovação, a Quanta desenvolve soluções sob medida para projetos de todos os portes, aliando excelência técnica e criatividade. Um núcleo dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias garante que a empresa se mantenha na vanguarda do audiovisual. Mais do que entregar estrutura e serviços, a Quanta promove integração entre todas as fases do processo, colocando inteligência, colaboração e confiança no centro de cada projeto.
Sobre a DOWNTOWN FILMES | Distribuidora
Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até março de 2024, a Downtown Filmes lançou 158 longas nacionais, que acumularam mais de 180 milhões de ingressos vendidos. Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2”, “Simonal”, “Mussum, O Filmis” e “Os Farofeiros 1 e 2” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio.

About The Author