O maior festival de teatro do país, o Festival de Curitiba, que acontece todos os anos e movimenta a capital inteira, anunciou as datas da 32º edição. Mais de 300 espetáculos em diferentes mostras, eventos e atividades culturais estão previstas para acontecer entre os dias 25 de março e 07 de abril de 2024.
Segundo a produção do evento, os preparativos já estão a todo vapor e alguns espetáculos já pré-selecionados pela curadoria. Para a próxima edição, Daniele Sampaio (produtora, gestora cultural e pesquisadora), Giovana Soar (atriz, dramaturga e produtora) e Patrick Pessoa (professor de Filosofia, crítico e dramaturgo) assinam a curadoria de espetáculos pelo segundo ano consecutivo.
Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba ao lado de Leandro Knopfholz, explica que “Já estamos programando alguns dos espetáculos da Mostra Lucia Camargo, que deverá ter novidades no próximo ano, além de toda a programação, com a abertura dos cadastros do Fringe, os humoristas do Risorama, as atrações do MishMash, as ações do Programa Guritiba e alguns dos chefs e restaurantes do Gastronomix. Será uma edição memorável na história do Festival de Curitiba”.
Além da Mostra oficial, o Festival traz mais uma vez o FRINGE, a maior mostra de espetáculos do país de forma democrática. Entre os dias 10 de novembro e 10 de dezembro estará aberto o cadastro para as produtoras, grupos ou instituições que desejem se apresentar dentro dos formatos: Mostras e Espetáculos de Rua.
Para o formato de “Mostras”, é necessário ao menos cinco espetáculos e outras atividades identificadas por um conceito ou tema que destaque os trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisa semelhantes.
Já para os interessados no “Circuito Independente” do FRINGE, com programações próprias em espaços culturais de Curitiba e região, os cadastradores terão entre os dias 15 de dezembro e 14 de janeiro para realizar o cadastro. Os formulários estarão disponíveis no site oficial do FRINGE.
Priscila de Morais, coordenadora do FRINGE, cita que “Manteremos a mesma configuração da edição do ano passado, com os três formatos de apresentações, que foi bem aceito pelas companhias e, principalmente, pelo público. O Fringe dentro da 32ª edição do Festival de Curitiba, além de ser a vitrine das artes cênicas do país, promete ser um impulsionador de encontros, de trocas, de vivências e experiências. Além da abertura dos cadastros, já estamos conduzindo parte da programação do ano que vem, como a Rodada de Conexões, que foi um sucesso na edição passada, promovendo contatos e intercâmbios entre companhias, curadores e programadores nacionais, pitchs e visitas técnicas à grupos curitibanos”
(Com informações da Assessoria de Imprensa)