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Apesar de 2025 ser considerada uma temporada de transição antes da revolução nos regulamentos de 2026, a Ferrari está fazendo alterações significativas no modelo que competirá neste ano.
De acordo com informações da edição italiana do Motorsport.com, a Scuderia implementará uma mudança importante na suspensão dianteira, adotando um sistema pull-rod em vez do atual push-rod. Essa modificação busca melhorar o centro de gravidade do carro, além de proporcionar vantagens aerodinâmicas e de equilíbrio.
Outra novidade é o aumento do comprimento do chassi, com a distância entre eixos do Projeto 677 – nome provisório do carro de 2025 – atingindo o limite máximo permitido de 3.600 milímetros. Essa alteração também deslocará o piloto para uma posição um pouco mais recuada. O recém-chegado Lewis Hamilton, conhecido por não gostar de cockpits muito avançados, deve se beneficiar dessa mudança.
Além disso, a Ferrari ajustará a caixa de câmbio, encurtando-a para mover o motor mais para trás, otimizando a distribuição de peso e ampliando a janela de funcionamento ideal dos pneus. Essa é uma tentativa de equilibrar o desempenho entre as classificações e as corridas. Em 2024, o SF-24 teve excelente gestão de pneus nas provas, mas sofreu em voltas rápidas por dificuldade em alcançar rapidamente a temperatura ideal.
Outro detalhe interessante é que o carro, parcialmente desenvolvido sob a supervisão de Enrico Cardile (agora na Aston Martin), já passou no teste de colisão da FIA logo na primeira tentativa – um marco importante no cronograma de desenvolvimento.
A Ferrari também planeja um toque estético para o modelo de 2025, adotando um tom de vermelho mais escuro na pintura. O design atualizado será apresentado oficialmente em 18 de fevereiro, com a revelação do carro no dia seguinte.
Com essas mudanças, a Scuderia demonstra sua intenção de aproveitar ao máximo o atual ciclo de regras, ao mesmo tempo que se prepara para os desafios de 2026.