Nos dias 11 e 12 de outubro Curitiba recebe o espetáculo “O Papel de Parede Amarelo e Eu”, estrelado por Gabriela Duarte, no Teatro Regina Vogue. Com direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos, os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos e custam a partir de R$70,00.
O texto de inspiração do espetáculo é o conto de mesmo nome, da romancista norte-americana Charlotte Perkins Gilman (1860-1935), foi publicado em 1892 e acompanha a trama de uma mulher confinada em um quarto pelo marido médico, ao que tudo indica, para recuperar a saúde. Contudo, ela acaba desenvolvendo uma obsessão pelo papel de parede do cômodo. Esse é considerado um dos grandes marcos da literatura feminista.
Por se tratar de temas como o controle sobre o corpo feminino, identidade e saúde mental revolucionou o cenário da época. A adaptação brasileira com Duarte tem sido considerada sensível e atual, ao transformar um texto original do final do século XIX em uma experiência teatral poética.
“Eu queria fazer algo em que pudesse falar um pouco de mim e da minha busca por identidade, extremamente simples, objetivo, lúdico e político”, contou Duarte. “Eu acho que quando uma mulher fala de si, ela acaba falando de todas. E é aí que o tema se amplia”
Já para as diretoras Alessandra Maestrini, conhecida nacionalmente pelo papel de Bozena em Toma Lá dá Cá da TV Globo, e Denise Stoklos, a peça é um manifesto. “”Todos sonhamos com o desligamento das questões opressivas que o texto traz de formas metafóricas, mas que nós conhecemos em diferentes níveis na sociedade atual. É um espetáculo muito contemporâneo”
“O Papel de Parede Amarelo e eu” foi indicado ao Prêmio Shell na categoria “Melhor Cenário”.
SERVIÇO:
O Papel de Parede Amarelo e Eu
Onde: Teatro Regina Vogue (Shopping Estação)
Quando: 11 e 12 de Outubro
Sábado 20h
Domingo 19h
Ingressos a partir de R$70 à venda no Disk Ingressos
Via Assessoria de Imprensa