Espetáculo com 25 anos de trajetória pode ser assistido em todo o país pela plataforma e-Teatro WeDo!

Após uma temporada bem-sucedida na Rússia, com apresentações nas cidades de Moscou, Kazan e Voronezh, a Companhia Teatro da Cidade, de São José dos Campos (SP), disponibiliza o espetáculo Maria Peregrina na plataforma digital e-Teatro WeDo!, permitindo que o público de todo o Brasil tenha acesso à peça. Em cartaz há 25 anos, a montagem é um drama dirigido por Claudio Mendel e inspirado em Maria do Saco, figura popular que peregrinou por duas décadas pelo bairro Santana, em São José dos Campos.

A obra reúne três histórias interligadas por lirismo, fé e crítica social. Com duração de 60 minutos, apresenta uma paixão trágica, um julgamento cômico e uma busca materna, compondo o retrato de uma personagem que se tornou símbolo de resistência e devoção popular. O elenco conta com André Ravasco, Andreia Barros, Caren Ruaro, Carol Grignoli, Laura Ramalho e Rômulo Scarinni.

A exibição acontece na plataforma e-Teatro WeDo!, lançada em maio deste ano como o primeiro teatro virtual gamificado do mundo. A proposta utiliza tecnologia interativa inédita, que permite ao público criar avatares personalizados, circular por ambientes virtuais como o foyer e a bilheteria, interagir com outros espectadores por voz ou texto e assistir aos espetáculos em tempo real. O modelo busca reproduzir a experiência de uma ida ao teatro físico, com a vantagem de ampliar o acesso para públicos de diferentes regiões.

Além de Maria Peregrina, a plataforma disponibiliza outros dois espetáculos. Moléstia, dirigido por Marcéu Pierrotti, é um thriller psicológico que aborda temas como abuso infantil e neurodiversidade. Já Nunca Vi uma Gaivota, com dramaturgia de Carolina Marafiga Minuzzi e direção de Flavia Pucci, é uma montagem metalinguística inspirada na peça A Gaivota, de Tchekhov.

Segundo Carol Guimarães, diretora e CEO da WeDo! Entretenimento, o projeto busca tornar o teatro mais acessível. “Vivemos uma era em que o Brasil está cada vez mais conectado, mas a arte ainda não chega para todos. Criamos a e-Teatro WeDo! para mudar isso — não apenas digitalizando os espetáculos, mas reinventando a experiência de assistir, interagir e se emocionar em comunidade.”

A proposta contempla especialmente as classes B, C e D, bem como pessoas com deficiência. “É uma nova dinâmica de participação, que estimula o engajamento ativo do público e resgata o sentido coletivo da experiência teatral, mesmo no ambiente digital”, destaca Didi Paulini, produtora e COO da plataforma.

Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis na bilheteria do site da e-Teatro WeDo!, com valores acessíveis: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada). O benefício da meia-entrada é garantido para estudantes, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda e idosos, conforme as Leis Federais nº 12.933/2013 e nº 10.741/2003.

As sessões ocorrem todos os dias às 20h30, com apresentações adicionais às 16h de quinta a domingo. O ingresso dá acesso à sala virtual no horário agendado, com tolerância limitada para entrada após o início da apresentação.

Via Assessoria de Imprensa

About The Author