Erros e gafes históricas da cerimônia do Oscar

Considerada a maior premiação do cinema mundial, a cerimônia do Oscar também é palco de momentos constrangedores e situações inusitadas. Por ser um evento transmitido ao vivo para milhões de espectadores, as falhas acabam se tornando inevitáveis. Ao longo de quase um século de história, a premiação acumulou episódios que entraram para a memória do público.

O desaparecimento da estatueta (1938)

A atriz Alice Brady não compareceu à cerimônia daquele ano, mesmo concorrendo a uma categoria importante. Ao ser anunciada como vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, um homem desconhecido subiu ao palco para receber o prêmio em seu lugar. Após a cerimônia, Brady afirmou não conhecer o indivíduo. Tanto o homem quanto o prêmio nunca mais foram encontrados.

A invasão do homem nu (1974)

Apesar da maior abertura cultural da década de 1970, a aparição de um homem completamente nu no palco do Oscar chocou o público. O responsável foi Robert Opel, artista e ativista dos direitos LGBTQIA+, que atravessou o palco exibindo um gesto de paz. Até hoje, o real motivo da invasão não foi esclarecido. Há quem acredite que a ação tenha sido combinada como uma pegadinha pelo produtor da cerimônia, Jack Haley Jr.

Assista o vídeo desse momento

O roubo das estatuetas (2000)

Na virada do milênio, um episódio curioso chamou a atenção da Academia: 55 estatuetas do Oscar foram roubadas das docas de Los Angeles antes da cerimônia. Dias depois, Willie Fulgear, um catador de lixo, encontrou quase todas em uma lixeira e acionou a polícia. Durante a ligação, brincou ao dizer que tinha “mais Oscars do que qualquer estrela de cinema”. O caso ganhou repercussão mundial.

A “morta-viva” do In Memoriam (2017)

O tradicional segmento In Memoriam homenageia profissionais do cinema falecidos no último ano. Na cerimônia de 2017, porém, uma gafe chamou atenção: a foto da figurinista Jane Chapman foi exibida no lugar da imagem de Janet Patterson, sua colega de profissão que havia falecido. O erro causou ainda mais constrangimento pelo fato de Chapman estar viva e presente no evento. Em entrevista à revista Variety, ela afirmou ter ficado chocada com a falha.

La La Land? (2017)

A edição de 2017 também entrou para a história por um dos maiores erros já registrados no Oscar. Warren Beatty, responsável por anunciar o vencedor de Melhor Filme, recebeu o envelope errado. Ao abri-lo, encontrou o nome de Emma Stone, vencedora de Melhor Atriz por La La Land. A equipe do filme foi chamada ao palco e iniciou os agradecimentos, até que o produtor Jordan Horowitz interrompeu a celebração. “Há um erro. Moonlight venceu como Melhor Filme. Isso não é uma brincadeira”, afirmou. Pouco depois, Beatty explicou o ocorrido ao público, confirmando que havia recebido o envelope da categoria errada.

Assista ao vídeo desse momento

O tapa de Will Smith (2022)

O que aconteceu com Will Smith, quase um ano depois do tapa em Chris Rock no Oscar? | Eu & | Valor Econômico

Um dos momentos mais comentados da história recente do Oscar ocorreu em 2022. Durante a cerimônia, o comediante Chris Rock fez piadas sobre a condição médica de Jada Pinkett Smith. Em reação, Will Smith subiu ao palco e deu um tapa no rosto do apresentador. O episódio gerou ampla repercussão e resultou no banimento do ator da cerimônia por dez anos.

Assista ao vídeo desse momento

About The Author

Mais do mesmo autor

Mattel anuncia chegada da linha de produtos das Guerreiras do K-pop

Aproveite as atividades das quartas gratuitas no MON em fevereiro