Sensível e necessário, o espetáculo infanto-juvenil “Ele e Suas Irmãs”, da RN Produções, leva o debate sobre diversidade e aceitação para diferentes públicos. As apresentações iniciaram em maio e seguem até o dia 27 de agosto em escolas municipais de São Paulo. No dia 20 de agosto, o Museu Catavento recebe duas apresentações para o público geral. A obra estreou no CEU Caminho do Mar e também foi apresentada no “Recreio nas Férias”, em julho.
Com direção do dramaturgo e jornalista Kleber di Lazzare, a inclusão não é apenas tema, ela se materializa. Ariel Goldenberg, que interpreta Bento, é um ator com síndrome de Down. Ele contracena com outras duas atrizes, Daniela Rocha e Rita Gutt, que dão vida a Berê e Bêa e também manipulam três bonecos, Léo, Heleninha e Pedroca. A interação entre eles se dá de forma natural, afetiva e potente, trazendo para o centro da cena o valor da representatividade e da convivência com as diferenças desde a infância.
A história ganha ainda mais força por ser inspirada na vida de Thaissa Alvarenga, mãe de uma criança com síndrome de Down, Francisco Alvarenga, 11, irmão de Maria Clara e Maria Antonia. “Espero que as pessoas possam, de fato, mudar o olhar para a causa da inclusão e entendam que todos têm direitos, deveres e sonhos”, diz. O roteiro foi construído a partir da escuta sensível não apenas dela, mas também de outras mães atípicas das periferias de São Paulo, que compartilharam suas experiências, desafios e sonhos. O resultado é uma narrativa que reflete diferentes contextos familiares e sociais, valorizando a pluralidade e promovendo empatia.
Elementos como os bonecos, criados especialmente para a peça pelo Grupo Giramundo, e a trilha sonora e canções originais, compostas pelo diretor musical Edu Berton, enriquecem a linguagem cênica e contribuem para a construção de um espetáculo lúdico, poético e acessível para o público infanto-juvenil.
Serviço:
Datas: Apresentações até 27/08/2025
Horários: 10h e 14h (sempre dois espetáculos por dia)
Locais: CEUs Caminho do Mar, Rosa da China, Alto Alegre, Sapopemba, Meninos, São Mateus e São Rafael; Museu Catavento.
Via Assessoria de Imprensa