Dorival Júnior comunicou a diretoria do São Paulo, no último domingo que aceitou a proposta de Ednaldo Rodrigues, Presidente da CBF, para assumir o comando da Seleção Brasileira. Aos 61 anos, Dorival encerra sua segunda passagem pelo tricolor com 54 jogos, 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas, e um aproveitamento de 54,6%
Os auxiliares Lucas Silvestre, filho do Dorival, e Pedro Sotero vão permanecer no clube até que a diretoria encontre um substituto para o treinador. O Técnico virou alvo da CBF depois que Ednaldo voltou ao comando da confederação. Em nota divulgada pelo São Paulo, Dorival exaltou a realização de um sonho comandar a seleção brasileira.
“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio”, disse Dorival.
O anúncio deve acontecer nos próximos dias. O contrato para Dorival será para o ciclo da Copa do Mundo de 2026.
O treinador já havia sido cotado para assumir o comando da Seleção Brasileira em 2022, após conquistar a Libertadores e a Copa do Brasil pelo Flamengo. No entanto, a CBF preferiu apostar na possibilidade de contratar Carlo Ancelotti para dirigir a Seleção a partir de junho de 2024, optando por Fernando Diniz como treinador interino, que não fez um bom trabalho.
Após o Real Madrid anunciar a renovação de contrato com Ancelotti, o presidente da CBF decidiu pela não contratação de Fernando Diniz e buscando Dorival no São Paulo.
O novo treinador chega em meio a crises na área executiva da CBF e no time do Brasil, que se encontra na sexta posição nas Eliminatórias Sul-Americanas, correndo riscos de não se classificar para a Copa do Mundo de 2026.
Em sua carreira como técnico, Dorival conquistou títulos de expressão com Flamengo, Santos, São Paulo e outros, veja a lista completa das conquistas do atual treinador da seleção:
São Paulo: Copa do Brasil (2023)
Flamengo: Copa do Brasil e Libertadores (2022)
Vasco: Série B (2009)
Athletico-PR: Campeonato Paranaense (2020)
Internacional: Recopa Sul-Americana (2011) e Campeonato Gaúcho (2012)
Santos: Campeonato Paulista (2010 e 2016) e Copa do Brasil (2010)
Coritiba: Campeonato Paranaense (2008)
Sport: Campeonato Pernambucano (2006)
Figueirense: Campeonato Catarinense (2004)