Documentário de Petra Costa, Apocalipse nos trópicos, é ovacionado no Festival de Veneza

A cineasta brasileira indicada ao Oscar, Petra Costa (Democracia em vertigem), lançou seu mais novo trabalho no Festival de Veneza, Apocalipse nos trópicos e foi ovacionada pelo público presente.

“Se em Democracia em Vertigem fui confrontada com o fato de que a democracia pode rapidamente desmoronar, em Apocalipse chego a uma conclusão ainda mais perturbadora. Cresci acreditando que o secularismo era uma tendência irreversível e que a separação entre igreja e estado era um dado. Este filme me mostrou o quanto eu estava enganada: uma parte crescente da população brasileira está se alinhando com igrejas evangélicas fundamentalistas que buscam dominar a política. Eles estão convencidos de que estão lutando uma guerra cósmica entre as forças do bem e do mal”. Conta ela ao portal Omelete.

Junto com Costa, trabalharam no documentário Nels Bargenther, David Barker e Alessandra Orofino. Confira a sinopse oficial: Quando uma democracia termina e uma teocracia começa? Em Apocalipse nos Trópicos, Petra Costa investiga a crescente influência que os líderes religiosos exercem sobre a política no Brasil. Costa obtém um acesso extraordinário aos principais líderes políticos do país, incluindo o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro, assim como ao mais famoso televangelista do Brasil: um pastor maior que a vida que parece controlar o segundo como um mestre de marionetes. À medida que o filme revela o papel crucial que o movimento evangélico desempenhou na recente turbulência política do Brasil, ele também expõe a teologia apocalíptica que impulsiona seus principais protagonistas. Assim como em seu filme indicado ao Oscar, Democracia em Vertigem, Costa documenta um tempo de profunda confusão e desespero com lucidez e um olhar poético. Entrelaçando passado e presente, ela nos imerge nas realidades contraditórias de uma jovem democracia que está por um fio e, ao fazer isso, reflete o resto do mundo.

Ainda não há previsão de lançamento do documentário no Brasil.

Reprodução Instituto de Cinema

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