Reprodução Nexo Jornal
O caso de Sean “Diddy” Combs, rapper e empresário norte-americano, se tornou um dos grandes escândalos recentes da indústria musical. Descrito pela revista “Time” como o “homem mais onipresente do hip-hop”, o rapper é reconhecido por “descobrir” artistas como Usher, Mary J. Blige e Notorious B.I.G. Ele é proprietário da gravadora Bad Boy Records e uma figura influente no mercado musical dos Estados Unidos.
Após ser divulgada a notícia de sua prisão no dia 17, o caso trouxe à tona discussões sobre celebridades que tiveram ou ainda têm vínculos com o artista. Poucas pessoas se manifestaram até o momento, mas alguns nomes já estão envolvidos no processo.
Depois de meses de investigação, Sean “Diddy” Combs foi preso sob as acusações de tráfico sexual, associação ilícita, promoção da prostituição.
Ele se declarou inocente no tribunal. A fiança foi negada, e ele permanece preso, aguardando julgamento. De acordo com a imprensa internacional, se for condenado pelos três crimes, Diddy pode enfrentar prisão perpétua.
OS ARTISTAS CITADOS
Cassie Ventura
Reprodução: Rolling Stone Brasil
Uma cantora, ex-namorada do rapper, o conheceu quando tinha 19 anos e ele 37, enquanto ele era o chefe da gravadora Bad Boy Records, que a contratou na época. Eles tiveram um relacionamento intermitente até 2018. No final de 2023, a cantora formalizou acusações de agressão sexual contra o rapper.
Em maio de 2024, um vídeo de Combs agredindo a cantora veio a público. Embora o processo tenha sido resolvido fora do tribunal, novas denúncias de agressão sexual surgiram, levando a novas investigações.
Jennifer Lopez
Reprodução: Marie Claire (Globo)
Lopez teve um relacionamento com Combs entre 1999 e 2001, que recebeu grande atenção da mídia. Durante esse período, o rapper foi preso. Em 2001, o casal estava presente em um tiroteio em uma boate em Manhattan, e Diddy foi detido, enfrentando acusações de porte ilegal de armas, conforme relatado pelo “The New York Times”.
Em maio daquele ano, as acusações contra o rapper foram retiradas, e o relacionamento com Lopez terminou. Atualmente, há uma nova acusação contra Diddy referente a um incidente em 2001. Em uma denúncia registrada no último dia 24, Thalia Graves acusou formalmente o rapper de tê-la drogado e estuprado quando ela tinha 25 anos. Jennifer Lopez não se pronunciou sobre essas novas alegações.
50 Cent
Reprodução: Folha PE
50 Cent e Diddy têm uma rivalidade pública há muitos anos. Em 2006, 50 Cent lançou uma música criticando Diddy e o acusando de envolvimento na morte de Notorious B.I.G. Ele também já insinuou que Diddy teve participação no assassinato de Tupac.
No ano passado, 50 Cent anunciou que produziria um documentário intitulado “Diddy Do It?”, abordando as inúmeras acusações contra Combs.
Yung Miami
Reprodução: Billboard
A rapper Yung Miami, ex-namorada de Combs, também foi mencionada no processo. De acordo com Jones, ela era uma das mulheres que recebia pagamentos mensais para atuar como profissional do sexo a mando de Combs e chegou a alugar um avião para transportar drogas para ele. Jones também afirmou que a prima de Yung Miami, que não foi identificada, o agrediu sexualmente em 2022.
De acordo com o “Los Angeles Times”, a lista de co-réus no processo de Jones inclui Combs, seu filho Justin Dior Combs, o CEO da Universal Music Group, Lucian Charles Grainge, a UMG, o ex-executivo da Motown Records, Ethiopia Habtemariam, a Motown Records, a Love Records, a Combs Global Enterprises, a ABC Corporations, a chefe de gabinete de Diddy, Kristina “KK” Khorram, e várias outras pessoas não identificadas.
Príncipe Harry
Reprodução: Caras Brasil
Além disso, o príncipe Harry foi mencionado no processo. Não há acusações contra ele, mas seu nome foi citado como exemplo das poderosas conexões de Diddy. “O Sr. Combs era conhecido por organizar as ‘melhores’ festas. A afiliação ou patrocínio das festas de tráfico sexual do Sr. Combs garantiam legitimidade e acesso a celebridades, como atletas, figuras políticas, músicos e dignitários internacionais, incluindo membros da realeza britânica, como o príncipe Harry”, diz o texto.
Diddy, sendo uma figura influente na indústria musical americana, mantém ou já manteve relações com várias celebridades. A imprensa internacional tem relembrado muitas dessas conexões.
Naomi Campbell
Reprodução G1
A supermodelo é amiga de longa data de Diddy e organizou uma festa de aniversário para ele em novembro de 2023, evento que foi destaque na revista “Vogue” americana. Campbell compartilhou fotos com Diddy e Janet Jackson para comemorar a ocasião, mas apagou a publicação depois que as acusações de Cassie vieram à tona. Até o momento, Campbell não se pronunciou sobre as novas acusações contra Diddy.
Usher
Reprodução Correio Braziliense
Usher foi descoberto por Diddy nos anos 90, quando tinha apenas 13 anos, e chegou a morar com o rapper por um ano. Em 2004, Usher contou à revista “Rolling Stone” que Diddy lhe mostrou “coisas malucas” e de “conteúdo claramente sexual”. Em 2016, em uma entrevista a Howard Stern, Usher relembrou a época dizendo: “Eu não tinha noção. Era uma loucura. Coisas muito estranhas aconteciam, e eu nem percebia.”
No entanto, Usher não comentou as recentes acusações contra Combs.
Cuba Gooding Jr
Reprodução João Alberto
Em fevereiro deste ano, Rodney “Lil Rod” Jones, ex-produtor e cinegrafista de Combs, entrou com uma ação federal contra o rapper, alegando que foi assediado sexualmente, drogado e ameaçado por ele. Segundo o processo, Diddy e sua equipe estavam envolvidos em atividades ilegais graves, como tráfico de drogas e sexual.
Em abril, Jones adicionou 25 páginas ao processo e incluiu um novo réu: o ator Cuba Gooding Jr. Jones alega que, em 2023, Combs o apresentou a Gooding em um iate e sugeriu que eles se conhecessem melhor. Durante esse encontro, Gooding teria assediado e agredido Jones. Gooding já havia sido acusado de estupro em 2023, mas o caso foi resolvido em um acordo com a vítima, que não foi identificada.
Jay-Z
Reprodução: Perfil Brasil
Jay-Z e Diddy mantêm uma amizade de mais de duas décadas. Com as recentes notícias, Nicki Minaj e 50 Cent usaram as redes sociais para criticar Jay-Z por seu silêncio sobre o caso. “Queremos saber se você estava presente durante o abuso de adolescentes e crianças. É isso que queremos saber”, escreveu Nicki, que já trabalhou com Diddy e Jay-Z. Até o momento, Jay-Z não foi citado em nenhuma das acusações.
Informações coletadas pelo G1.