Dia Nacional do Escritor: história, importância e como é comemorado no Brasil

O Dia Nacional do Escritor foi instituído por meio de uma portaria assinada em 21 de julho de 1960 pelo então ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido (1904–1967). A escolha do dia 25 de julho para a comemoração ocorreu porque, naquele ano, nesta data, seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o renomado escritor Jorge Amado (1912–2001).

Essa data é celebrada em todo o país com eventos que buscam valorizar autores e autoras da literatura brasileira e incentivar a leitura de suas obras.

São realizadas solenidades e outras atividades em escolas, bibliotecas, academias e órgãos públicos para homenagear o trabalho e a trajetória de escritores e escritoras brasileiros. Essa classe de profissionais, que se dedica à produção e divulgação de suas obras, enfrenta também questões legais relacionadas aos direitos autorais.

Além disso, a data promove ações que valorizam a literatura nacional e buscam estimular a leitura de obras brasileiras. Bibliotecas e editoras podem aproveitar o momento para divulgar clássicos da literatura nacional e apresentar obras contemporâneas, tanto de autores consagrados quanto de novos talentos. Já as escolas têm o papel de valorizar e enaltecer a cultura brasileira, divulgando obras e informações sobre seus autores e autoras.

Portanto, esse dia é uma oportunidade para colocar em destaque as grandes personalidades da literatura brasileira, homenageadas por suas contribuições às artes e à cultura nacional. É também ocasião para resgatar autoras e autores que caíram no esquecimento, mas que merecem reconhecimento, seja por seu valor estético, seja por sua importância histórica.

About The Author