Dia do Gato: Conheça filmes e livros com gatos

No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Gato, fundado em 2002 pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, a data serve para conscientizar sobre a proteção dos gatos e incentivar a adoção desses felinos que alegram a casa. E para comemorar essa data, O Folhetim Cultural separou filmes e livros com gatos para recomendação.

Garfield

Não podemos falar de gato e não citar talvez o gato mais famoso de todos, Garfield, o felino preguiçoso e laranja mais conhecido, que conta com diversas obras como filmes, séries e tirinhas. A sua obra mais recente lançada no ano passado (2024), Garfield: Fora de casa, é mais uma das aventuras do gato laranja e seu irmão canino Odie, que acabam se metendo em um arriscado assalto junto do gato Vic.

Reprodução

Gato de Botas

Outro gato laranja muito famoso e que conquistou os corações dos amantes de felinos é o Gato de Botas. Com sua primeira aparição no filme Sherk 2, com aqueles olhinhos verdes com sua pupila gigante fazendo qualquer um derreter o coração, o Gato de Botas conquistou o público e ganhou seu próprio filme, aliás, quantos gatos você conhece que usam botas?

Gato de Botas ganhou seu primeiro filme em 2011 e se passa antes do animalzinho conhecer o ogro Shrek. Ao lado de Humpty Dumpty e Kitty Pata Mansa, os três entram numa aventura, dispostos a roubar os feijões mágicos de um casal fora da lei e até mesmo de sequestrar a famosa gansa que bota ovos de ouro. O filme foi um sucesso tendo indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.

O sucesso foi tão estrondoso que depois de 11 anos a Dreamworks lançou sua sequência, Gato de Botas: O Último Pedido. Diferente do primeiro filme a animação da sequência tem uma pegada ousada, deixando o realismo e o CGI um pouco de lado e focando numa animação mais estilizada. Após o Gato descobrir que gastou suas oito vidas, restando apenas mais uma, ele precisa da ajuda de Kitty Pata Mansa, sua atual rival, para continuar vivo e realizar seu último desejo.

Flow

Agora falando do gatinho revelação deste ano, o ganhador do Oscar, Flow, foi a sensação do momento. Sem diálogos o filme conta a história de um gatinho preto solitário, que teve seu lar devastado por uma inundação e na tentativa de buscar refúgio dentro de um barco, acaba dando de cara com animais de outras espécies, e apesar das suas diferenças Flow precisa se unir com eles, para se salvar. O filme fez tanto sucesso que até aumentou o número de adoção de gatos pretos.

Aristogatas

Não podemos falar de gatos e não citar uma das gatinhas mais charmosas, Aristogatas de 1970, se passa em Paris no ano de 1910 e após a Madame Adelaide Bonfamille decidir deixar toda a sua fortuna para sua elegante gata de estimação Duquesa e seus filhotes Marie, Toulouse e Berlioz, o mordomo da madame fica furioso e numa tentativa de ficar com toda a herança, arma um plano para se livrar dos gatos.

Olho de Gato

Mudando um pouco as histórias de felinos, Olho de Gato, o longa japonês lançado em 2020, foca na história de Miyo, uma adolescente apaixonada pelo seu colega de classe, Kento Hinode. Numa tentativa de chamar sua atenção, Miyo encontra um gato mágico que lhe dá uma máscara para se transformar em uma gata, assim conseguindo se aproximar de Kento, porém correndo o risco de perder sua forma humana.

 

Agora, se você quer saber como funciona a mente de um gato, o documentário Dentro da Mente de um Gato, pode te ajudar com isso. O longa explora o universo felino em uma abordagem científica e fascinante, buscando desvendar o que realmente acontece na mente dos felinos. O documentário se aprofunda em temas como instinto de caça, relação com humanos, os sentidos e as variações de comportamento dos gatos.

Se você estiver a fim de assistir ou ler um drama, “Um Gato de Rua Chamado Bob” pode ser uma ótima indicação. Baseado na história real de James Bowen, a obra narra a história de um músico de rua ex-viciado em drogas que vive em Londres, e após estar a beira de um colapso encontra um gato de rua ferido, resolvendo adotar o felino e apelidando de Bob. Com sua personalidade marcante, o gato começa a acompanhar James em suas apresentações, atraindo atenção dos pedestres.

Para os amantes da leitura e também de gatos, uma ótima obra é “Relatos de um Gato Viajante”, o livro conta uma história emocionante e tocante sob a perspectiva do gato Nana. A trama segue a jornada do gatinho com seu dono Satoru, que resolve procurar um novo lar para seu amado felino. A dupla então embarca numa viagem por todo o Japão, visitando antigos amigos de Satoru.

E se um dia os gatos cansassem de serem gatos? É isso que o livro infantil Cansei de ser Gato mostra, do autor brasileiro João Montanaro, a obra fala sobre as aventuras de um gato que após ficar entediado de ser ele mesmo, decide virar outros animais. O livro é uma história divertida e cheia de ilustrações e que fala sobre a importância de valorizar a própria identidade.

No livro “Se os gatos desaparecessem do mundo”, a obra traz uma reflexão em uma fábula moderna e comovente sobre a vida, a morte e o que realmente importa. Na trama, um jovem carteiro que vive sozinho com seu gato Repolho, descobre que um tumor cerebral e que lhe resta pouquíssimo tempo de vida. Neste momento o Diabo aparece e lhe faz uma proposta, para cada coisa que ele aceitar desaparecer no mundo, o carteiro ganha mais um dia de vida, mas então logo ele descobre que junto desses itens, as lembranças também vão embora, até que no último dia a proposta é fazer os gatos desaparecerem.

About The Author