Hoje comemoramos o Dia Mundial do Livro e do direito do autor, data para refletir sobre a importância do livro em nossas vidas
O Dia Mundial do Livro é uma data especialmente escolhida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura), com o objetivo de promover o prazer da leitura, refletir sobre a importância da leitura na formação intelectual da criança e celebrar as grandes obras e seus autores.
A escolha desse dia tem um significado especial, pois coincide com a data de falecimento de três grandes escritores, Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Veja e William Shakespeare, todos eles falecidos no dia 23 de abril de 1616. Esses autores deixaram um legado literário que continuam a inspirar gerações até hoje.
Do papiro à tela dos mais sofisticados aparelhos eletrônicos, o percurso do livro pela história é longo. O livro é um importante instrumento de difusão de conhecimento, além de uma fonte inesgotável de entretenimento.
Nesta data vamos celebrar aquele que é uma das formas mais populares de acessar o conhecimento, de entrar no mundo mágico dos contos, de conhecer novas culturas, de se emocionar e de promover a igualdade, a diversidade e a inclusão. O livro. Afinal, não há nada mais acessível que um livro. Eu tenho certeza que tem um aí, bem pertinho de você, leia.