Deixa Falar conquista o título do Carnaval 2026 de Curitiba; Rosa do Povo vence no Grupo de Acesso

A escola de samba Deixa Falar é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2026 de Curitiba. A apuração aconteceu na tarde da última segunda-feira (16), no Memorial de Curitiba, localizado no Largo da Ordem. Ao todo, nove quesitos foram avaliados por 27 jurados.

No Grupo de Acesso, a estreante Rosa do Povo ficou com o primeiro lugar e garantiu vaga no Grupo Especial em 2027.

Segundo a prefeitura, mais de 20 mil pessoas acompanharam os desfiles das cinco escolas do Grupo Especial no dia 14, na rua Marechal Deodoro. Já as agremiações do Grupo de Acesso se apresentaram no dia 15 de fevereiro.

Fundada em 20 de novembro de 2020, no Dia da Consciência Negra, a Deixa Falar — a mais jovem escola do Grupo Especial — conquista o campeonato pela primeira vez. Neste ano, a agremiação levou para a avenida um enredo sobre a trajetória e a transformação do tambor na música ao longo da história da humanidade. O desfile contou com 15 alas, mais de 500 integrantes e três carros alegóricos.

Com a menor pontuação, a Enamorados do Samba foi rebaixada para o Grupo de Acesso.

Já a Rosa do Povo, campeã do Grupo de Acesso, estreou na Marechal Deodoro com o samba-enredo “Nasce uma Rosa na Curitiba de Todos os Povos”. A escola tem ligação com o Movimento Popular por Moradia (MPM) e é formada majoritariamente por integrantes da base popular, reunindo comunidades como Nova Esperança, Dona Cida (CIC), 29 de Março, Tiradentes II e Capela Velha.

Rosas do Povo é a escola campeã do Grupo de Acesso — Foto: Bruno Fávaro/RPC
Rosas do Povo é a escola campeã do Grupo de Acesso | Foto Bruno Fávaro/RPC

Além da campeã, outras duas agremiações fizeram sua estreia neste ano: Vai na Fé e Asas de Prata. Também disputaram o Grupo de Acesso as escolas Embaixadores da Alegria e Leões da Mocidade.

Foto de capa: Deixa Falar é a escola campeã do Carnaval de Curitiba 2026 | Foto Bruno Fávaro/RPC

About The Author

Mais do mesmo autor

Jumanji 3 ganha fotos inéditas com The Rock, Kevin Hart e Danny DeVito