Conheça quais são as atrações brasileiras mais vendidas pelas agências de viagens

São Paulo é a cidade mais procurada pelos turistas e Beto Carreiro World, é o parque mais visitado do Brasil

Há mais de uma década, o anuário Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), traz números inéditos do mercado turístico brasileiro, a partir dos resultados consolidados das operadoras de turismo associadas à entidade, destacando as movimentações de viagens dentro e fora do Brasil, faturamento, embarques, comportamento do turista, destinos mais vendidos, além de análises do contexto econômico nacional e internacional.

Lançado há poucas semanas, o Anuário Braztoa 2024, trás os números do turismo brasileiro do ano de 2023. Um ano que apresenta uma retomada mais pujante do turismo no pós pandemia.

Segundo o Anuário 2024 da Braztoa, pela primeira vez, um destino turístico fora do Nordeste aparece na liderança do ranking. Em primeiro lugar no ranking das cidades mais procuradas nas agências de viagens, aparece São Paulo, a capital paulista. São Paulo, foi a cidade mais vendida nas agências de turismo. Maceió e Porto Seguro, aparecem empatadas em segundo lugar no pódio, e em terceiro lugar, também empatadas, aparecem Porto de Galinhas e Recife.

O Nordeste do Brasil, foi a região mais vendida pelas operadoras associadas à Braztoa, em 2023. A região teve um faturamento de R$ 4,56 bilhões, com 3,41 milhões de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 2.693. O Sudeste, ficou em segundo, com um faturamento de R$ 2,7 bilhões, 1,87 milhão de passageiros e tíquete médio de R$ 2.050. Em terceiro aparece a Região Sul, com faturamento de R$ 1,84 bilhão, 1,84 milhão de passageiros embarcados e tíquete médio de R$ 1.766.

Das atrações mais vendidas no Brasil em 2023, o Beto Carrero World, em Santa Catarina, aparece em primeiro lugar no pódio. Em segundo, Beach Park no Ceará e em terceiro, As Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

Beach Park Reprodução/Divulgação
Cataratas do Iguaçu – Wonder Park Foz

Duração das viagens e perfil geracional

Em 2023, as operadoras associadas à Braztoa, venderam em torno de 5,9 de diárias de hospedagem em todo Brasil. A duração principal das viagens nacionais foi de 5 a 9 dias, com tíquete médio nacional de R$ 2.190. O perfil geracional das viagens nacionais ficou dividido da seguinte forma:

  • 29,86% das viagens foram feitas pela Geração Y (de 34 a 43 anos);
  • 28,82% feitas pela Geração X (de 44 a 64 anos);
  • 20,73% pelos Baby Boomers (de 64 a 80 anos);
  • 14,73% pela Geração Z (de 14 a 33 anos);
  • 5,86% por crianças/adolescentes de até 14 anos.

No que se refere à antecedência de compra, a predominância é de 31 a 60 dias antes do embarque, 23,13%.

Dos destinos internacionais mais procurados, a região mais vendida foi a Europa. Os países mais procurados foram: EUA, Itália e Argentina. As cidades mais vendidas foram: Orlando, Buenos Aires, Lisboa, Roma e Punta Cana. As atrações internacionais mais vendidas foram, Disney e Universal Orlando.

A Região que mais compra viagens internacionais é o Sudeste, com 63% das viagens internacionais vendidas no Brasil.

Para conferir a versão completa em PDF do Anuário Braztoa 2024 e o Anuário Inteligente Braztoa, com dados de todas as edições, é só clicar aqui.

About The Author