Cinema na praia e na estação: Cinenaguá leva telona ao ar livre para Paranaguá e Ilha do Mel

Divulgação Assessoria de Imprensa

Entre os dias 11 e 20 de abril, Paranaguá e a charmosa Ilha do Mel se transformam em verdadeiras salas de cinema ao ar livre com a chegada da 2ª edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá. A proposta? Levar grandes filmes, clássicos restaurados e estreias nacionais diretamente para o “quintal de casa” — ou melhor, para a Estação Ferroviária de Paranaguá e a Praia do Trapiche, em Nova Brasília.

A curadoria do festival não economizou na diversidade: tem desde Nosferatu, o Vampiro até O Rei Leão, passando por títulos como Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Luzes da Cidade e a animação japonesa Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar. Para quem curte o cinema brasileiro, a programação ainda inclui longas recentes como Durval Discos, Para Minha Amada Morta e os inéditos em Paranaguá Oeste Outra Vez, com Babu Santana e Angelo Antonio, e Virginia e Adelaide, dirigido por Yasmin Thainá e Jorge Furtado.

“O público poderá conferir clássicos do cinema em versão restaurada, exibidos em telões com mais de 400 polegadas, montados em locais emblemáticos de Paranaguá, sendo na Estação Ferroviária de Paranaguá e na Praia do Trapiche, em Nova Brasília. Essa é uma oportunidade para os moradores sentirem a experiência da sétima arte no ‘quintal de casa’”, afirma Antônio Gonçalves Jr., um dos idealizadores do evento.

Além das sessões, o festival abre espaço para bate-papos com nomes conhecidos do cinema nacional. Na estreia, a Estação Ferroviária recebe o ator Sérgio Marone para uma conversa especial com o público. Já no encerramento, o destaque é o encontro com Fernando Alves Pinto, celebrando os 10 anos do filme Para Minha Amada Morta, obra que também integra a programação do festival.

Outro ponto alto da edição é a exibição do curta-metragem parnanguara Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo, dirigido por Juan Roseno. O mini doc aborda o abandono dos casarões do Centro Histórico de Paranaguá, com foco na arquitetura colonial e neoclássica da cidade, que resiste — ainda que marcada pelo tempo e descaso.

Com sessões gratuitas, o Cinenaguá convida moradores e visitantes a viverem o cinema de um jeito diferente: sob as estrelas, com os pés na areia ou cercados pela história da ferrovia paranaense.

Confira a programação:

“Contatos Imediatos do Terceiro Grau” (Dir. Steven Spielberg / EUA / 1977 / 137’)
Sinopse: Primeiro grau: Avistamento. Segundo grau: Evidência. Terceiro Grau… Em uma pequena cidade americana, Roy Neary (Richard Dreyfuss) pressente a chegada de alienígenas e começa a ter o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela ideia e começa uma busca pelo local de contato dos ET’s. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.

Assista ao Trailer:

Sessão: 11 de abril, às 19h, Estação Ferroviária de Paranaguá

 

“Virgínia e Adelaide” (Dir. Jorge Furtado e Yasmin Thayná / Brasil / 2024 / 96’)
Sinopse: A história do encontro de duas mulheres extraordinárias: a brasileira Virgínia Bicudo e a alemã Adelaide Koch. Virgínia, uma mulher negra, foi a primeira psicanalista do país. Adelaide, psicanalista judia, veio para o Brasil fugindo do regime nazista na Alemanha. Elas se conheceram em novembro de 1937 em São Paulo, no exato momento em que Getúlio Vargas decretou o Estado Novo, tornando-se um ditador. Médica e paciente por cinco anos, colegas e amigas a vida inteira, duas figuras que enfrentaram o racismo e participaram ativamente da fundação da psicanálise no Brasil.

Assista ao trailer:

Sessões: 12 de abril, às 16h, Saguão da Estação Ferroviária de Paranaguá (Exibição com audiodescrição e LIBRAS)

12 de abril, às 20h30, Estação Ferroviária de Paranaguá

 

“Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar” (Dir. Hayao Miyazaki / Japão / 2008 / 101’)

Sinopse: Sosuke é um garotinho que mora no litoral. Um dia, ao brincar na praia, ele encontra Ponyo, um peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Sosuke a salva e promete que trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.
Sessão: 12 de abril, às 18h30, Estação Ferroviária de Paranaguá

 

 “Durval Discos” (Dir. Anna Muylaert / Brasil / 2002 / 96’)
Sinopse: Para ajudar sua mãe, o solteirão Durval contrata uma candidata que faz quitutes extraordinários. Mas, depois de dois dias, ela desaparece, deixando sua filha, a pequena Kiki, que mudará a vida da pequena família.
Sessão: 13 de abril, às 16h, Saguão da Estação Ferroviária de Paranaguá (Exibição com audiodescrição e LIBRAS)

19 de abril, às 18h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel

 

 “O Rei Leão” (Dir. Roger Allers, Rob Minkoff / EUA / 1994 / 89’) 

Sinopse: O clássico da Disney acompanha Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi, apresentando Simba, o herdeiro do trono. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer, acaba se envolvendo nas tramoias do seu tio, o maquiavélico e invejoso Scar, que planeja livrar-se do sobrinho para herdar o trono.

A animação ganhou dois Oscars, sendo de Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora.

Assista ao trailer:

Sessões: 13 de abril, às 18h30, Estação Ferroviária de Paranaguá (Exibição com audiodescrição ao vivo)

18 de abril, às 18h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel

 

 “Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo” (Dir. Juan Roseno / Brasil – PR / 2023 / 11’53”)

Sinopse: O mini documentário “Desabandonar” se apresenta como uma pequena fagulha num assunto tão obscuro, porém totalmente visível na cidade de Paranaguá. O abandono dos casarões e arquitetura parnanguara no Centro Histórico que trazem a arquitetura colonial brasileira, com construções neoclássicas e que nos dias de hoje continuam resistindo em meio ao abandono.

Sessão: 13 de abril, às 20h, Estação Ferroviária de Paranaguá

 

“Nosferatu – O Vampiro” (Dir. F.W Murnau / Alemanha/ 1922 / 95’) 
Sinopse: Uma viagem de negócios leva o desavisado corretor imobiliário Hutter para a Transilvânia. Lá, ele firma um contrato de venda com o sinistro Conde Orlok para uma propriedade em sua cidade natal. Na manhã seguinte, Hutter acorda com pequenas feridas de mordida no pescoço e percebe que Orlok é um vampiro. O corretor não consegue impedir o Conde de viajar para sua cidade e trazer a peste e a morte consigo. Há apenas uma maneira de salvar a cidade.
Assista ao trailer:

Sessão: 13 de abril, às 20h30, Estação Ferroviária de Paranaguá

 

“Oeste Outra Vez” (Dir. Erico Rassi / Brasil / 2025 / 97’)
Sinopse: No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com as próprias fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.

Sessão: 18 de abril, às 20h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel (Sessão com acessibilidade via aplicativo)

 

“Stop Making Sense” (Dir. Jonathan Demme / EUA / 1984 (Remaster 2023) / 88’)

Sinopse: O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como “Psycho Killer”, “Take Me to the River” e “Once in a Lifetime”.
Sessão: 19 de abril, às 20h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel

 

 “Luzes da Cidade” (Dir. Charles Chaplin / EUA / 1931 /87’)
Sinopse: Vagando pelas ruas da cidade, Carlitos (Chaplin) encontra uma florista cega que o confunde com um homem rico. Mais tarde, ele salva um milionário bêbado que está tentando se afogar no rio. Neste cenário, Carlitos se apaixona pela jovem e se envolve em muitas trapalhadas para conquistá-la.

Sessão: 20 de abril, às 18h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel

 

 “Para Minha Amada Morta” (Dir. Aly Muritiba / Brasil / 2015 / 113’)
Sinopse: Após a perda de sua esposa Ana, Fernando se tornou um homem quieto e introspectivo que cuida de seu filho Daniel. Toda noite, enquanto o garoto dorme, ele relembra de sua esposa organizando seus pertences pessoais. Certo dia, Fernando descobre uma fita que mudará sua vida.

Sessão: 20 de abril, às 20h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel
(Após a exibição, bate-papo com o ator Fernando Alves Pinto sobre os 10 anos do filme)

 

Acompanhe a programação do Cinenágua pelo site oficial www.cinenagua.com.br e pelo perfil na rede social: Instagram (@cinenaguá).

A segunda edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá é apresentada pelo TCP – Terminal de Contêineres do Paraná, com patrocínio da Cattalini e apoio da Prefeitura de Paranaguá. A produção é da Grafo Audiovisual e Oxigênio Eventos. A realização é via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura/ Governo Federal Brasil – União e Reconstrução.

Serviço:
Cinenaguá – Clássicos do Cinema em Paranaguá
Data: 11 a 20 de abril de 2025
Site oficial: www.cinenagua.com.br
Instagram: @cinenagua
Apresentação/Patrocínio: TCP – Terminal de Contêineres do Paraná
Patrocínio: Cattalini

Apoio: Prefeitura de Paranaguá

Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura/ Governo Federal Brasil – União e Reconstrução
Produção: Grafo Audiovisual e Oxigênio Eventos

About The Author