O espetáculo “Macbeth 333”, clássico de William Shakespeare, volta aos teatros de Curitiba trazendo uma versão inusitada em que desta vez é narrado pelas três bruxas icônicas da tragédia. A Cia. Tagarelices reestreia o espetáculo trazendo apresentações gratuitas nos dias 18 a 29 de agosto, em três teatros de Curitiba: Guido Viaro, Cleon Jacques e Teatro da Vila.
A montagem mistura máscaras, palhaçaria e elementos circenses, trazendo uma linguagem popular e acessível. “Utilizamos a Commedia Dell’Arte e o humor do circo para dar leveza. Nessa versão, as bruxas conduzem a história, com maquiagem e figurino inspirados no horror do cinema expressionista alemão. Por isso, chamamos a peça de ‘horror cômico’”, explica a atriz Maria Elis, proponente do projeto.
Criado originalmente em 2022 como trabalho acadêmico no curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR (FAP), sob orientação da professora Dra. Maria Emília Tortorella, “Macbeth 333” marcou a estreia da companhia nos palcos. Agora, a produção retorna com nova direção de Tina de Souza e direção de produção de Iara Elliz, convidadas para integrar a equipe. “Já apresentamos a peça diversas vezes e sentimos a necessidade de novas colaborações, tanto artísticas quanto de produção, para seguir crescendo”, comenta Maria.
Com a direção de Tina de Souza e Maria Elis, as 3 bruxas assumem o protagonismo e guiam o público pelos dilemas de Macbeth e Lady Macbeth. O número “333” faz referência à importância do três na dramaturgia shakespeariana, simbolizando corpo, espírito e mente.
As máscaras e adereços foram todos criados pela própria companhia. Já a trilha sonora incidental é executada ao vivo pela musicista Ruana Rayra valorizando o trabalho coletivo e artesanal. O espetáculo busca conectar o clássico ao popular, tornando a experiência teatral acessível a todos os públicos. A inspiração estética vem do cinema expressionista alemão, do burlesco e do universo circense traduzidos na lona vermelha e nas cortinas do palco.
Além das apresentações, o projeto também promove ações de mediação e oficinas gratuitas, reforçando o compromisso da Cia. Tagarelices com a democratização do acesso à cultura. “Nascemos dentro da universidade e trazemos esse compromisso social: espetáculo gratuito e formação de plateia”, conclui Maria Elis.
O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal.

Serviço – Macbeth 333
Ingressos: Gratuitos – retirada na bilheteria uma hora antes
Locais e datas:
- Teatro Guido Viaro – 18/08 (15h, sessão fechada para alunos) e 29/08 (20h, ingressos via Sympla)
- Teatro Cleon Jacques – 19/08 (15h), 20/08 (15h e 20h), 21/08 (10h)
- Teatro da Vila – 22/08 (10h e 15h)
