Cia de teatro estreia no Festival de Curitiba com espetáculo sobre emoções vividas

O limiar entre a dramaturgia e o ficcional, o corpo cênico e o corpo humano, a personagem e o ator. É a partir dos questionamentos, reflexões e sentimentos de um jovem artista curitibano, atravessado pelo cenário social brasileiro e seus relacionamentos amorosos que nasce o texto do espetáculo ‘(in)tenso’, que estreia no dia 01 de abril no CTM Cultural durante o Festival de Curitiba.

O texto escrito por Lucas Gonçalves surge de um momento crítico na vida do ator que percebe o quão valioso seria se transformasse sua dor em arte. “Acredito que quase todos tem uma história de amor pra contar que não deu certo e que se entregou de maneira tão intensa que após o término não sabia mais quem era, porque se deixou cegar e perdeu a sua identidade, a sua essência. Logo, trago para o público essa identificação e quais os possíveis caminhos que podem ser encontrados depois dessa crise de identidade”, conta.

(in)tenso é o  fogo que arde sem se ver é a essência daquilo que não podemos ver. A intensidade do que é vivido só é sentido na pele por quem vive. O que é da vida, sem as emoções e intensidades que colocamos em todos os nossos atos? A vida seria fria…

Ainda segundo o artista, o projeto nasce em 2022. “A ideia surgiu em novembro de 2022, após um momento vivido em minha vida pessoal, olhei para situação e falei ‘Por que sofrer, se posso transformar a dor em arte’ e então comecei a esboçar o projeto.”

Contudo, conforme a ideia amadurecia e novos integrantes ingressavam no projeto, Lucas precisou lidar com um desafio maior do que o próprio processo criativo: expor suas situações pessoais para terceiros. “Eu tive que abrir a minha vida pessoal para o elenco”, declara o diretor.

É nesse emaranhado de sentimentos que o grupo também encontrou outros desafios. Esta é a primeira vez da companhia no Festival e tornar a produção viável financeiramente foi trabalhoso. “Por ser uma Companhia independente que estará estreando sua primeira peça, com certeza é tornar ela viável financeiramente, onde tiramos recursos dos nossos próprios bolsos, para fazer com que ela aconteça.”

 

FICHA TÉCNICA

Companhia: Essência Dell Arte

Direção e texto: Lucas Gonçalves

Elenco: Brendon Dupac, Lucas Gonçalves e Wesley Marllus

 

SERVIÇO

(in)tenso

Festival de Curitiba – Fringe

Quando: 01 de abril de 2024 às 20h

Onde: CTM Cultural (Av. Presidente Kenedy, 1715 – Agua Verde, Curitiba)

Quanto: Pague quanto vale

Classificação indicativa: 16 anos

Mais informações no site do Festival de Curitiba.

About The Author