Cearense Diego Gregório lança Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães não Desamam): livro narra o que existe de bonito depois do fim

Assessoria de Imprensa

Escrito pelo jornalista e assessor de imprensa cearense Diego Gregório, Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães não Desamam) é um livro de autoficção poética que explora, ao longo de seus 66 poemas, temas como o amor, o abandono e as complexidades das relações humanas. A obra foi contemplada no 13º Edital Ceará de Artes, da Secretaria da Cultura do Ceará, na categoria Linguagem Literária.

Ao longo das 100 páginas, Gregório conduz o leitor por um “país particular que foi devastado pela guerra”, como ele mesmo descreve, guiando-nos pelas ruínas de um casamento desfeito. “Eu escrevo não o que houve, não há uma confissão aqui. Eu descrevo um sentimento porque quero entendê-lo. É como um soldado que volta da guerra e só conta o que sentiu, e não o que de fato aconteceu”, explica o autor.

O título do livro, Os Cães não Desamam, nasce da forma como o autor se refere aos próprios poemas, chamando-os de “cães”: “Chamo-os assim porque, como os cães ao contrário de nós, não desamam. O livro é um documento de beleza, mas também de sobrevivência emocional.”

Foto: Assessoria de Imprensa

Com influências literárias de autoras como Hilda Hilst, Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath, a escrita de Gregório propõe reflexões sobre corpo e mente, o sertão e as grandes cidades. Sua poesia é marcada por uma forte identidade nordestina, ao mesmo tempo em que carrega uma universalidade capaz de romper barreiras regionais.

Além da escrita de Diego Gregório, o livro conta com a participação dos artistas Azuhli e Humus, responsáveis pela arte da capa e pelas ilustrações, respectivamente. O projeto gráfico é assinado por Samuel Tomé, e o prefácio, por Francisco Custódio, todos artistas cearenses e membros da comunidade LGBT.

Foto: Assessoria de Imprensa

Via Assessoria

About The Author

Mais do mesmo autor

Dia dos Pais, sugestões de filmes em streaming que celebram as diferentes formas de ser pai

Terceira temporada de Moulin Drag encanta e lota o Teatro Regina Vogue