O Carnaval de 2026 deve impulsionar o turismo no Paraná, com destaque para o Litoral, que já registra 90% de ocupação hoteleira para o período do feriado. A expectativa do setor é de que os leitos se esgotem nos próximos dias.
Os dados são do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA-PR), que atua em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Na capital paranaense, as reservas também avançam em ritmo acelerado, alcançando 70% de ocupação.
Segundo o sindicato, o cenário supera o desempenho do ano passado e reflete uma estratégia articulada de promoção turística. O presidente do SEHA, Jonel Chede Filho, atribui o resultado ao trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada.

“A alta demanda nas regiões que representamos é fruto de uma atuação integrada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e do Viaje Paraná, tem realizado um trabalho consistente de promoção, com apoio do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, da Fecomércio PR e do setor privado. Estamos preparados para receber os foliões com diversidade e qualidade, seja nas praias, na capital ou nos municípios da Região Metropolitana”, afirma.
Alimentação projeta crescimento no faturamento
O bom desempenho da hotelaria impacta diretamente o setor de bares e restaurantes. Com maior circulação de turistas, a expectativa é de aumento nas vendas durante o feriado.
Levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), em consonância com os dados do SEHA, aponta que 73% dos empresários das regiões da capital, Litoral e Região Metropolitana esperam faturar mais no Carnaval 2026 em comparação com o mesmo período de 2025.
“Com os hotéis cheios, o comércio de alimentação fora do lar se consolida como um dos protagonistas do faturamento do feriado. A expectativa é de um Carnaval com vendas robustas em toda a rede de bares, restaurantes e lanchonetes”, completa Chede Filho.
Sobre o SEHA
O Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA) representa hotéis, bares, restaurantes e estabelecimentos similares em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná. A entidade atua no desenvolvimento, defesa e promoção do setor turístico e gastronômico nessas regiões.
Foto de capa TV Paraná Turismo
Via Assessoria de Imprensa
