Para quem estava com saudade de acompanhar o futebol brasileiro, pode ficar em paz. Os estaduais estão de volta. Alguns começaram semana passada, o campeonato Potiguar e o Pernambucano começaram no dia 10 e os campeonatos Piauiense, Sergipano, Maranhense e Brasiliense tiveram início no dia 13 de janeiro e o campeonato Baiano começou dia 14.
Os principais campeonatos iniciam nesta semana, campeonato carioca e campeonato paranaense começaram no dia 17. O Paulistão, o Cearense, Alagoano, Paraense, Catarinense e o Mato-Grossense, vão dar o ponta pé no dia 20 de janeiro, e o campeonato gaúcho começa um dia depois. Já as competições de outros estados começarão apenas na semana que vem, o campeonato Mineiro terá início apenas no dia 24, enquanto o Tocantinense começará dia 27.
No campeonato carioca, o Flamengo começou o torneio longe de casa. Em Manaus, goleou por 4×0 a equipe do Audax Rio. O Botafogo, dentro do Nilton Santos venceu o Madureira com o placar mínimo com gol do atacante Jeffinho, que retornou ao clube. O Vasco venceu o Boavista por 2×0, enquanto o atual campeão da libertadores, Fluminense, foi o único dos quatro grandes do Rio, que iniciou o campeonato sem vitória, empatando em 1×1 com o Volta Redonda.
O campeonato paranaense começou com vitória dos grandes de Curitiba. O Athletico-PR venceu o Andraus por 2×0 e o Coritiba venceu o PSTC por 3×1, revertendo o placar após sair perdendo a partida. O Maringá venceu o Aruko sem dificuldades por 3×0, enquanto o Cianorte venceu o São Joseense opor 1×0. O Cascavel perdeu por 2×0 para o Azuriz, enquanto o único empate da rodada aconteceu no jogo entre Operário e Londrina.
No campeonato Baiano, a primeira rodada foi movimentada, com o Bahia de Feira vencendo o Jacobina por 6×1, o Bahia perdendo para o Jequié por 1×0. O Vitória venceu o Jacuipense por 1×0, enquanto o Itabuna foi batido pelo Atlético da Bahia por 2×1. O único empate da rodada ficou no jogo entre Barcelona e Juazeirense, que não saíram do 0x0.
Onde acompanhar os principais campeonatos
Campeonato Paulista: Neste ano, cinco emissoras serão responsáveis pela transmissão do campeonato. São elas: TV Record (TV aberta), TNT (TV fechada), HBO Max (Streaming), Cazé TV (Streaming) e o Paulistão Play (Pay-Per-View)
Campeonato Carioca: Assim como o Paulistão, o campeonato carioca também tem cinco emissoras responsáveis pelas transmissões dos jogos, são elas: TV Band (TV aberta) SBT, Band Sports (TV fechada), Canal GOAT (Streaming) e Cazé TV (streaming). SporTV, Premiere e CazeTV farão transmissões apenas dos jogos do Vasco, em acordo anunciado na segunda-feira (15).
Campeonato Mineiro: a TV Globo tem todas as transmissões por exclusividade. Além dela, o SporTV (TV fechada), o Premiere (Pay-Per-
View) e o GE (Streaming) vão mostrar todas as partidas do torneio.
Campeonato Gaúcho: O Grupo Globo detém todos os direitos de transmissão, o SporTV (TV fechada), o Premiere (Pay-Per-View) e o GE
(Streaming), vão passar, em seus respectivos canais, toda a competição.
Campeonato Paranaense: Em 2024 a TV aberta volta a transmitir a competição, que em 2023 ficou restrita ao streaming. A TV Paraná
Turismo vai transmitir o campeonato pela TV aberta, enquanto o NSports transmitirá pelo Youtube.
Campeonato Baiano: Terá transmissão exclusiva da TVE Bahia, junto com os seus perfis do Facebook e do Streaming YouTube.
Campeonato Cearense: Transmitido pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo na rede aberta, pelo Canal Goat no Streaming, pelo GE também na plataforma Streaming e pelo YouTube da FCF.