Leila Alberti | Foto Faisal Iskandar
Criada por Leila Alberti, a casa-instalação de crochê poderá ser visitada gratuitamente a partir de 25 de outubro
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 25 de outubro a 23 de novembro, a obra inédita A Casa de Todos. Idealizada pela artista visual Leila Alberti, a instalação é uma estrutura de alumínio em formato de casa, toda revestida por mais de 50 mil fios de crochê confeccionados manualmente pelo coletivo de mulheres Lucianas & Marias, de Curitiba. A abertura será no dia 25 de outubro, às 11h. A visitação e as oficinas são gratuitas.
Com uma área de cerca de 12m², com 2,5m de altura, coberta por mais de 400 peças crochetadas, a casa estará aberta para receber pessoas de todas as idades para visitação ou participar de atividades lúdicas e formativas. Ao longo de todo o período em que estará na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, essa pequena casa-instalação de crochê será espaço de sessões de narração de histórias e oficinas de artes têxteis, realizadas por artistas e artesãos.
A Casa de Todos é um local de acolhimento e aprendizado. No seu interior, a ambientação proporciona encanto e conforto às pessoas durante as visitas ou as atividades de narração de histórias e oficinas, com almofadas, cadeiras e mesa.
Nascida em Quilombo, oeste de Santa Catarina, Leila Alberti vive e trabalha em Curitiba, no Paraná. Este ano, a artista plástica celebra 40 anos de carreira. “Frente às facilidades proporcionadas pelo avanço da tecnologia, a casa vem para estimular a sensibilidade para o fazer manual e lembrar o papel fundamental de homens e mulheres na construção diária e harmônica das relações humanas”, diz Alberti.
Sessões de Histórias:
Cinco sessões de narração de histórias vão acontecer na casa, sempre às 16h. São elas:
- Dias 25/10 e 22/11, o ator, diretor, artista-educador e têxtil Cadu Cinelli narra “Caderno de sonhos”.
- Dias 01/11, a convidada é a narradora Camila Costa, que compartilha histórias de tradição oral de origens diversas em “Nem muito longe, nem muito perto daqui”.
- Dia 08/11, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias se apresenta com “Caseado de histórias”. Warley Goulart compartilha duas narrativas brasileiras por meio de dois novos tapetes confeccionados pelo grupo em 2025, ao lado de Manu Gonçalves, Edison Mego e Bruna Maresch: “O príncipe da palma verde”, de Susana Ventura e Pablo Borges, e “A casa do tatu”, de Stella Barbieri e Fernando Vilela.
- Dia 15/11, o contador de histórias, ator e cantor Anderson Barreto e o músico Raphael Pippa apresentam “Ossain”.
Serviço:
Exposição interativa A Casa de Todos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio
Endereço: Rua do Passeio, 38 – Centro
Visitação: de 25 de outubro a 23 de novembro de 2025
Horário: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo e feriados, das 11h às 18h.
Bilheteria: entrada franca
Informações: (21) 3980-2069
Classificação: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Via assessoria
