Reprodução Cacau Park
No último dia 02 de dezembro, em um evento fechado para a imprensa e influenciadores digitais do ramo, Alê Costa, fundador e CEO da maior rede de chocolates do Brasil, Cacau Show, anunciou a construção de um dos maiores empreendimentos dos últimos anos no país, o parque temático Cacau Park, na cidade de Itú (SP), a 193km da capital São Paulo.
O empreendimento, que já iniciou as obras de terraplanagens, terá um investimento de R$1 bilhão e tem previsão de ser inaugurado entre 2026 e 2027. O projeto, apresentado no evento e narrado por Pedro Bial, traz à tona o sonho de infância de Alê Costa, de trazer felicidade e amor através do chocolate e da diversão.
Segundo o vídeo, o parque contará com restaurantes, áreas temáticas e centenas de atrações, sendo muitas delas exclusivas e todas importadas diretamente das fabricantes. A exemplo, a maior montanha-russa da América Latina de fabricação da holandesa Vekoma, a mesma da Fire Whip (Beto Carrero World) e Star Mountain (Beto Carrero World).
O PARQUE
Reprodução Cacau Park
O vídeo abre o empreendimento com o City Walk, um projeto referenciado como “mini cidade”, com lojas e um elegante Boulevar a céu aberto com restaurantes conceituais que promete uma gastronomia surpreendente.
Em seguida, o visitante terá acesso a Fabrica Show, a primeira área temática do parque que o transportará para uma fabrica de chocolate com atrações infantis, familiares e uma suposta montanha-russa (pelo que se nota no vídeo).
A famosa linha da marca, La Creme, também terá uma área temática própria, chamada de Vila La Creme, onde mais atrações estarão inclusas na vivência mágica do visitante. Prometendo também shows exclusivos para viver a felicidade. Há também a atração que faz referência a infância do fundador, o Fusca do Alê.
Continuando a visita guiada virtual com Pedro Bial, o projeto nos apresenta para um ambiente mais sustentável chamado de Floresta do Cacau, remetendo a matéria prima do chocolate. A proposta, é que a área seja lúdica, remetendo a fantasia e magia, com seres encantados. Com trilhas exuberantes, misteriosas e até mesmo a temida vassoura de bruxa.
Outra área temática imersiva é a Aventura Maia, remetendo aos templos dos povos Maias, o projeto prevê atrações inéditas no mundo, como um splash onde o visitante duela com o outro bote através de tambores no bote. O bote perdedor leva uma enxurrada de água a mais do que o vencedor. Este modelo esta em fabricação e não existe nenhum protótipo no mundo ainda.
Por fim, o projeto nos apresenta para o Universo Dreams, uma área temática com proposta futurista, ao estilo sci-fi de Hollywood, onde, estará a maior montanha-russa da América Latina e a mais alta.
Reprodução Cacau Park
ATRAÇÕES
Em outubro, a prefeitura de Itu (SP) publicou imagens do masterplan (projeto) e pode-se notar algumas atrações com base no desenho e na descrição. É possível notar centenas delas, de clássicos de parques de diversão, com roda-gigante, xícara maluca e carrinho de bate-bate, até atrações mais exclusivas e ousadas, como um pêndulo (imagem abaixo), montanha-russa indoor (dentro de uma construção temática), Aerotower (imagem abaixo), Vertical Tower (semelhante a Big Tower, do Beto Carrero World), além da Gosthrider, a já citada maior montanha-russa da América Latina.
O INÍCIO
Os rumores de que a Cacau Show tinha a intenção de investir no segmento de parques surgiu em 2019, quando junto com a rede Madero, tentaram comprar o Beto Carrero World da família Murad, ainda nas mãos de Alex Murad, filho do próprio Beto Carrero.
Após a família ter negado a compra e desistido das negociações, Alê Costa seguiu seu projeto sozinho e começou a estudar o mercado. Após a pandemia, o empresário iniciou viagens internacionais para visitação nos maiores parques do mundo e neste processo, com o desenvolvimento do projeto arquitetônico, iniciou a compra de atrações direto das fábricas, como a Zamperla (Italia) e Vekoma (Holanda). Alê também chegou a visitar outras fabricantes conceituadas no mercado como a alemã Intamin (fabricante da Big Tower, do Beto Carrero World) e a suíça Bolliger & Mabillard, conhecida como B&M (nenhuma em operação no Brasil).
CHEGADA DE ATRAÇÕES
No último dia 14, Alê Costa e o perfil oficial do Cacau Park divulgaram um vídeo onde recebem os primeiros containers com as primeiras peças da Gosthrider da Vekoma. Veja o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
VEJA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO:
Ainda não há previsão de inauguração do parque, porém, de acordo com as declarações do próprio Alê Costa de que as obras durarão 3 anos, estima-se que o empreendimento abra as portas para o público no final de 2026 ou início de 2027.
VEJA TAMBÉM: