Baseado no conto de Machado de Assis, o monólogo “O Espelho” retorna ao Rio

Depois de apresentar na Europa e fazer duas temporadas cariocas com casa cheia, o monólogo “O Espelho”, baseado no conto homônimo de Machado de Assis, retorna ao Rio em quatro únicas apresentações. Encenado pelo ator Paulo Antunes, com direção de Jitman Vibranovski, parceiros de longa data na Cia. de Teatro Institucional, o monólogo traz para 0 palco toda complexidade e riqueza do clássico machadiano em uma montagem original e surpreendente, que faz o público refletir sobre o valor da individuação de cada ser humano.

O conto narra a história de Jacobina, um homem pobre que é nomeado Alferes da Guarda Nacional. A partir desse novo status, elementos sociais e psicológicos se emaranham numa trama que aborda questões relativas à alma humana, à vaidade, à luxúria e ao poder. Onde o roteiro é o próprio conto. Publicado em 1882, originalmente com o título “O espelho – Esboço de uma Nova Teoria da Alma Humana”, o conto literário vem atravessando os séculos e, ainda hoje, mostra-se atemporal ao lançar luz sobre questões inerentes ao ser humano, independente da época em que vivemos: o que permite uma pessoa ser livre? Qual o conceito de liberdade individual? O que nos oprime e aprisiona?

Após cada sessão, o público é convidado a participar de um debate com o autor e equipe.

O monólogo “O Espelho” tem apresentações nos dias 07, 08, 14 e 15 de setembro, sábados e domingos, sempre às 19h, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

Para compra de ingressos clique no link.

 

Imagem: Créditos Bruna Cortes

About The Author