Inspirado em uma história real, o filme mostra o drama de mulheres que lutam pela liberdade
1917. Inspirado na história real de mulheres judias vindas da Polônia, que chegavam ao Brasil com uma promessa de uma vida melhor, mas eram exploradas sexualmente.
Fugindo da perseguição aos judeus e dos horrores da guerra e das fomes na Europa a polonesa Rebeca (Valentina Herszague), chega ao Brasil para reencontrar o marido e reiniciar uma nova vida. Porém ao contrário das promessas de felicidade, a realidade que encontra no Rio de Janeiro é completamente diferente. Ela descobre que seu marido faleceu e acaba refém de uma grande rede de prostituição e de tráfico de mulheres, chefiada por Tzvi(Caco Ciocler). Mesmo tendo que transgredir com suas próprias crenças, Rebeca encontra aliadas que vivem o mesmo drama que ela e, juntas, lutarão por liberdade.
Dirigido por João Jardim, o longa “As Polacas” percorreu festivais nacionais e internacionais, tendo recebido os prêmios de Melhor Diretor para João Jardim e de Melhor Atriz para Valentina Herszague e Dora Freind, no Festival de Punta del Leste. Caco Ciocler foi premiado como Melhor Ator no FestIn, em Lisboa.
“As Polacas” esteia nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, nos cinemas.
Fotos: @iqueesteves