A atriz espanhola Marisa Paredes, conhecida por suas atuações em filmes do diretor Pedro Almodóvar, morreu aos 78 anos. A informação foi divulgada pela Academia de Cinema Espanhola em um comunicado na manhã de terça-feira (17). A causa da morte não foi revelada.
Marisa foi presidente da Academia, título que posteriormente a levou a receber um Goya de Honra, em reconhecimento à sua carreira e contribuição ao cinema. Nascida em Madri, em 1946, a atriz participou de mais de 75 filmes nacionais e internacionais. Sua carreira começou aos 14 anos no filme Esta Noche No, de José Osuna, mas ela se consolidou no cinema com Ópera Prima, dirigido por Fernando Trueba, em 1980.
Na década de 1980, Marisa teve sua primeira colaboração com Pedro Almodóvar no filme Maus Hábitos (1983). Ela também trabalhou com o diretor em grandes sucessos como A Pele que Habito, Tudo Sobre Minha Mãe e Fale com Ela. No cinema internacional, a atriz marcou presença em produções de destaque, como A Vida é Bela, de Roberto Benigni, e A Espinha do Diabo, de Guillermo del Toro.
Em uma entrevista recente à Academia de Cinema, Marisa refletiu sobre sua trajetória e a importância da arte. “A liberdade, a educação e a cultura são fundamentais para a vida das pessoas. É o que resta. A arte é o que resta”, declarou à época.