Atriz Dora de Assis leva experiência de quase morte aos palcos em “Na Quinta Dor”

A atriz e dramaturga Dora de Assis estreia “Na Quinta Dor” em 4 de julho, uma peça que mergulha na sua experiência de quase morte em 2024, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio. Com apresentações às sextas e sábados, às 19h, até 26 de julho, o espetáculo, que é seu trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Artes Cênicas, revisita memórias dolorosas de três internações e duas cirurgias em menos de dois meses, buscando reelaborar suas vivências através do humor e da leveza, e discutir a condição humana.

Dirigida por Joana Dória e Lara Coutinho, a montagem, apesar do tema complexo que aborda desde uma amigdalite que evoluiu para um abscesso retrofaríngeo até uma apendicite que revelou um câncer, propõe uma abordagem inusitada. A dramaturgia utiliza a internação, a doença e a quase morte como metáforas para reflexões mais amplas, explorando a relação íntima entre o existir, a criação artística e o trabalho educacional.

Dora de Assis revela que o espetáculo não foca na negligência e violência médica que sofreu, mas sim nos impactos que o corpo absorve e o que dele permanece. Em suas palavras, “A cena permite que eu entre em contato com tudo o que eu sofri de uma maneira diferente, não apenas o que aconteceu comigo, mas através de mim e o que estou fazendo com tudo isso. Quis fazer do riso uma arma. O humor pode ser uma estratégia de sobrevivência e de combate à violência, de não querer admitir a derrota. Isso tem a ver com meu trabalho e como minha conduta de vida. A peça fala sobre isso também”. Ela ainda complementa que “O espetáculo faz um paralelo com a educação, sistema que tem um papel fundamental na formação do indivíduo. Mas que também pode trazer danos que carregamos conosco a longo prazo”.

O cenário de “Na Quinta Dor”, uma criação coletiva da equipe, é composto por 70 sacos transparentes suspensos, preenchidos com líquidos e elementos como gaze e remédios, que são manipulados e gotejam, remetendo à rotina hospitalar. O figurino, idealizado por Rui Cortez e Lucília de Assis (mãe de Dora e multiartista), simboliza o período turbulento enfrentado pela protagonista: um macacão feito de retalhos e apliques que representa órgãos, procedimentos cirúrgicos e cicatrizes.

A veia artística de Dora de Assis tem forte influência familiar. Filha de Alexandre Dacosta e Lucília de Assis, multiartistas conhecidos por seus trabalhos em diversas áreas, ela define sua conexão com a arte: “Eu não acho que sou artista só por causa dos meus pais, mas é muito por eles também, claro, porque, para mim, essa é a única maneira de viver que me foi apresentada. Eles me ensinaram que é possível ser artista não apenas pelo ofício, mas pela oportunidade de fazer da vida uma obra de arte, uma experiência artística. Tem muito mais a ver com a maneira como você experiencia as coisas e se relaciona com as pessoas”. Seu namorado, Bruno Fidalgo, assina a trilha sonora, e seu irmão, Tomás Dacosta, compôs uma das músicas da montagem.

Dora de Assis é uma artista multifacetada, com experiência como atriz, dramaturga, autora e artista visual. Ela já atuou em coautoria no espetáculo “Felicidade à Venda” (2024) com seus pais, e foi autora e atriz da peça “ponto ZER0” (2023-2024). Publicou os livros “Poesia Rouca” (2020) e “Lagartixa Sem Rabo” (2025). Com 11 anos de carreira como atriz, estreou no cinema em “Mate-me Por Favor” (2015) e participou de filmes como “Homem com H”, “Mário de Andrade, O Turista Aprendiz” e “Adeus, Verão!”. Na televisão, foi uma das protagonistas de “Malhação: Toda Forma de Amar” (2019-2020). É formada em Artes Visuais pela UERJ (2021) e em Licenciatura em Artes Cênicas pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação (2024).

SERVIÇO

Espetáculo: “Na Quinta Dor”

Temporada: de 4 a 26 de julho de 2025

Apresentações: sextas e sábados, às 19h

Local: Centro Cultural da Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro. Tel.: (21) 3261-2550

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$30 (meia).

Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 90 min.

Instagram@naquintador

Via Assessoria de Imprensa

Foto de Capa: Créditos de Hugo Moura

About The Author