Através do turismo, empresária investe na promoção de equidade de gênero no mundo corporativo

Não é de hoje que se debate sobre a equidade de gêneros no Brasil, principalmente em assuntos do dia a dia como oportunidades de trabalho, igualdade salarial e respeito pelo simples fato de existir. Contudo, a empresa Janaína Araújo viu no turismo uma excelente oportunidade para dinamizar e incentivar ações de equidade. 

Nascida no sertão da Paraíba, mas moradora de São Paulo desde os 13 anos, Araújo é a atual presidente da LÉKÈ. Tendo uma criação patriarcal, desde cedo se questionava sobre a cultura machista que impera na sociedade até os dias de hoje. “Eu sempre achei que queria igualdade entre homens e mulheres. Aos 43 anos, entendi que na verdade, a minha busca sempre foi pela equidade, que é bem diferente da igualdade”, conta ela. 

A partir de experiencias vividas e da compreensão sobre a luta de equidade de gênero como a difusão de políticas públicas, Janaína desenvolveu, junto com o grupo Xaluca, o Desert Women Summit Brasil. A maior convenção imersiva no Marrocos direcionada a empresárias engajadas no tema. 

Na última edição, o evento contou com a presença de Luiza Helena Trajano (dona da Magazine Luiza) e Chieko Aoki (fundadora da Blue Tree Hotels). 

O objetivo do Summit é levar o debate sobre temas como equidade de genero, ESG, políticas públicas e saúde integrativa com o objetivo de romper paradigmas e incentiva-las ao protagonismo feminino. “É o nosso momento de nos unirmos para que a gente tenha uma sociedade melhor, para que as mulheres reflitam e entendam o valor que elas têm. A nossa ideia não é competir com os homens, mas que a gente consiga andar lado a lado, que nós, de fato, consigamos ter essa igualdade”, finaliza a empresária. 

(Com informações da Assessoria)

About The Author