Reprodução: GE (Foto: Jared C. Tilton/Getty Images)
A Aston Martin anunciou nesta segunda-feira (13) a continuidade do brasileiro Felipe Drugovich como piloto reserva e de testes para a temporada 2025 da Fórmula 1. Ocupando o cargo desde setembro de 2022, Drugovich dividirá as responsabilidades neste ano com Stoffel Vandoorne, ex-piloto da McLaren. Além das atividades na F1, o brasileiro também participará das 24 Horas de Daytona no próximo dia 25.
Drugovich chegou ao posto de reserva da equipe após disputar três temporadas na Fórmula 2 pela MP Motorsport. O paranaense terminou em nono lugar em 2020, oitavo em 2021, e conquistou o título em 2022, o que o colocou como um potencial candidato a uma vaga de titular na Fórmula 1. Desde então, ele tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento do carro, trabalhando no simulador, participando de cinco treinos livres e de três testes de fim de ano em Abu Dhabi. Em 2024, contou com a companhia de Gabriel Bortoleto, atual titular da Sauber, nos testes de pós-temporada.
A Aston Martin manteve sua dupla titular para a temporada 2025. Fernando Alonso, bicampeão mundial de 43 anos, continuará ao lado de Lance Stroll, filho do proprietário da equipe, Lawrence Stroll.
Aos 24 anos, natural de Maringá, Felipe Drugovich celebrou sua permanência na equipe britânica:
- Obviamente, estou muito satisfeito por permanecer na Aston Martin por uma terceira temporada completa como piloto de testes e reserva. Há um grande ímpeto nesta equipe e estou animado para ver o que podemos alcançar juntos. As incríveis novas instalações, incluindo o novíssimo simulador, demonstram a ambição da equipe, e estou comprometido em fazer parte do sucesso de longo prazo. Como sempre, quero agradecer à equipe por seu apoio contínuo – declarou o brasileiro.
Mike Krack, ex-chefe da equipe e agora diretor de pista, elogiou o papel de Drugovich na Aston Martin e destacou sua importância:
- Felipe tem sido um membro vital da nossa equipe desde que entrou e estamos muito satisfeitos em continuar trabalhando com ele em 2025 – ele é um verdadeiro patrimônio. Suas contribuições nos bastidores, especialmente no simulador e durante as sessões de teste, têm sido inestimáveis, e ele não erra um passo ao volante. A dedicação e o feedback de Felipe tiveram um papel crucial em nosso progresso e estamos confiantes de que ele continuará a causar um impacto significativo como parte de nossa equipe – afirmou Krack.
Nas últimas duas temporadas, a Aston Martin consolidou-se como uma equipe de meio de grid, encerrando os campeonatos de construtores de 2023 e 2024 na quinta posição. Apesar disso, Lawrence Stroll segue investindo na estrutura da equipe para alcançar melhores resultados no futuro.
Entre as contratações de maior peso estão o renomado projetista Adrian Newey, responsável por carros campeões na Williams, McLaren e RBR, além de Enrico Cardille, ex-diretor da Ferrari, e Andy Cowell. Essas mudanças reforçam a ambição da Aston Martin de se tornar uma concorrente mais forte na Fórmula 1.
VEJA TAMBÉM:
Nelsinho Piquet é anunciado como piloto da Scuderia Bandeiras para 2025