As maiores produções do cinema brasileiro

A história do cinema brasileiro começa com dois irmãos, Pacoal e Afonso Segreto, dois imigrantes italianos que desembarcaram no Rio de Janeiro em 1883.

Os irmãos Segreto, investiram no ramo do entretenimento no Rio de Janeiro, como: cafés-concerto e salões, onde se ofereciam espetáculos com variados artistas e algumas novidades como o fonógrafo e o cinematógrafo.

Observando o sucesso nas exibições irregulares do cinematógrafo na cidade, em julho de 1897, Pascoal Segreto e José Roberto Cunha Salles realizaram a inauguração solene da primeira sala a manter uma programação contínua de exibição cinematográfica, o Salão de Novidades Paris no Rio, com a impressionante presença de 1.572 pessoas.

Com o estrondoso sucesso do salão, Afonso viajou para Europa e EUA, para trazer novos filmes, comprou também equipamentos cinematográficos. Ao chegar no Rio, ainda a bordo do paquete francês, ele produziu algumas imagens da baía de Guanabara, sendo esta, uma das primeiras filmagens produzidas e exibidas no Brasil.

A partir dos irmãos Segreto, chegando aos dias de hoje, o cinema brasileiro passou por muitas fases, mas mesmo nos piores momentos não deixou de produzir boas histórias, retratando nosso cotidiano e de fazer um recorte de nossa realidade, marcas registradas das produções brasileiras.

Nessa lista das maiores produções da sétima arte brasileira temos clássicos de diferentes gêneros, escolas e períodos do cinema nacional.

 

MACUNAÍMA

Filme de 1969, é uma adaptação do livro homônimo de Mário de Andrade, um clássico da literatura. Um

filme que mistura comédia, fantasia, crítica social através do personagem principal, uma figura tipicamente brasileira. A produção está disponível na Globoplay e na Amazon Prime.

 

O PAGADOR DE PROMESSA

Uma obra de Dias Gomes, com direção de Anselmo Duarte, em 1962. Foi o primeiro filme brasileiro a concorrer ao Oscar. Conquistou a Palma de Ouro no festival de Cannes. Conta a história do Zé do burro, um homem humilde que tem sua boa vontade explorada ao ter que pagar as promessas feitas por ele, e pelos outros. O filme está disponível na Globoplay.

 

CENTRAL DO BRASIL

Dirigido por Walter Salles, com Fernanda Montenegro no papel principal, esse filme de 1998, recebeu um Globo de Ouro e foi o primeiro filme brasileiro a receber o Urso de Ouro do Festival de Berlim. Além disso, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor atriz. No filme, Dora escreve cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, quando conhece Josué, um menino que ficou órfão da mãe e precisa viajar para o nordeste em busca do pai. Dora embarca nessa viagem pois é a única pessoa conhecida do menino. A produção está disponível na Globoplay, Amazon Prime e Apple TV.

 

VIDAS SECAS

Esta é mais uma obra de adaptação de um título clássico de nossa literatura, do escritor Graciliano Ramos. Filme de 1963, retrata a vida difícil do retirante no sertão nordestino, sob o ponto de vista de uma família e sua cachorrinha de estimação. Foi indicado para Palma de Ouro em Cannes, mas não venceu. O filme está disponível na Globoplay

 

CIDADE DE DEUS

Este filme também é uma adaptação de um livro homônimo publicado em 1997, cujo autor é Paulo Lins.

O filme de 2002, conta a origem da favela carioca cidade de Deus e como o crime organizado se instalou ali. É um dos filmes mais aclamados pela crítica e público, com mais de 20 indicações e premiações ganhas. Tendo concorrido ao Oscar em quatro categorias. A produção está disponível na Netflix, Globoplay, Amazon Prime e Paramount+.

 

About The Author