Anthony Davis se despede dos Lakers e é trocado para os Mavericks em negociação polêmica

Reprodução: Bill Baptist/AFP

Ídolo da franquia, Anthony Davis usou suas redes sociais para se despedir oficialmente do Los Angeles Lakers. O ala-pivô foi envolvido em uma troca polêmica com o Dallas Mavericks, que enviou Luka Doncic e outras peças para a equipe californiana.

Em sua mensagem de despedida, o ex-camisa 3 do Lakers relembrou seus seis anos no time e destacou a conquista do título da temporada 2019-2020 ao lado de LeBron James e companhia. Além disso, afirmou que Los Angeles se tornou um verdadeiro “lar” para ele e sua família.

“Los Angeles, há seis anos cheguei com a visão de conquistar um campeonato, e nunca esquecerei o momento em que conseguimos! O basquete é um negócio como qualquer outro… Sou grato à cidade onde veio meu primeiro anel, onde minha família cresceu e onde fiz amizades. Sempre terei um lar aqui. Minha família e eu agradecemos a todos que fizeram deste lugar um lar e ainda estamos pensando em todos aqueles que perderam suas casas nos incêndios.

Aos meus companheiros de equipe: nossa amizade vai além do vestiário e da camisa…

LA sempre terá um lugar especial no meu coração.

Toda grande história tem um capítulo empolgante pela frente…

Dallas, aí vamos nós!” escreveu Davis.

Os detalhes da troca que sacudiu a NBA

Na madrugada de domingo (2), a ESPN divulgou a negociação, que não envolveu apenas Doncic e Davis, mas também outros jogadores e escolhas de draft. Horas depois, Lakers e Mavericks confirmaram oficialmente a transação.

Luka Doncic não chegará sozinho a Los Angeles. Junto com o astro esloveno, os Lakers também receberão Maxi Kleber e Markieff Morris. Em contrapartida, os Mavericks adquirem Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de primeira rodada do draft de 2029.

A negociação ainda incluiu o Utah Jazz, que receberá Jalen Hood-Schifino, além de escolhas de segunda rodada do draft de 2025, pertencentes ao Los Angeles Clippers e ao Dallas Mavericks.

Troca polêmica e insatisfação dos jogadores

Negociações envolvendo grandes estrelas são raras na NBA. Ídolos como LeBron James e Stephen Curry, por exemplo, nunca foram trocados ao longo de suas carreiras.

Outro fator que chamou atenção foi o sigilo extremo da negociação. Segundo a ESPN, nem mesmo os próprios jogadores sabiam da movimentação até que ela fosse concretizada. A falta de comunicação teria deixado Luka Doncic e Anthony Davis insatisfeitos. O esloveno estaria “completamente devastado e abalado” com a troca. Em um sinal de descontentamento, ambos os jogadores deixaram de seguir Lakers e Mavericks no Instagram.

A insatisfação também atingiu a torcida. Revoltados com a saída de Doncic, fãs dos Mavericks protestaram em frente ao American Airlines Center, casa da equipe texana.

Doncic: estrela em ascensão e esperança dos Lakers

Aos 25 anos, Luka Doncic é considerado um dos principais jogadores da NBA e uma grande promessa para o futuro da liga. Já foi eleito cinco vezes para o NBA All-Star e mantém médias impressionantes nesta temporada: 28,1 pontos, 8,3 rebotes e 7,8 assistências por jogo em 22 partidas com os Mavericks. Atualmente, está afastado das quadras devido a uma lesão na panturrilha.

Nova dupla: Doncic e LeBron James

Uma das maiores expectativas geradas pela troca é a parceria de Luka Doncic com LeBron James nos Lakers.

Maior nome em atividade no basquete americano, LeBron, de 40 anos, teve mais uma atuação espetacular no último sábado (1), comandando a vitória dos Lakers sobre o New York Giants com 33 pontos, 12 assistências e 11 rebotes – seu 10º triplo-duplo da temporada.

Agora, os torcedores aguardam para ver como será a química entre o veterano e seu novo parceiro dentro de quadra.

(Informações via CNN Brasil)

About The Author

Mais do mesmo autor

Sessões de ‘O Brutalista’ terão intervalo no Brasil, afirma Universal Pictures

Cruzeiro avalia reabrir janela de transferências para substituir João Marcelo