Adaptações literárias mais impactantes do teatro atual

As adaptações literárias sempre existiram, e é uma forma de intensificar e colocar nas telas com maior visibilidade grandes textos e livros de renome. Com o passar dos anos foi ficando cada vez mais comum que mais e mais obras fossem tomando espaço nos palcos, atraindo fãs que buscam ansiosamente assistir e fazer seu próprio julgamento das adaptações, seja de forma positiva ou negativa.

Algumas adaptações, no entanto, obtiveram uma performance muito bem renomada, por retratar de forma fiel ou muito característica a obra original. Hoje veremos juntos as principais adaptações literárias que ganharam destaque e conquistaram o coração do público de forma única nos palcos do Brasil e do mundo.

O Gambito da Rainha

Foto: Reprodução

Baseado originalmente no romance escrito pelo autor Walter Tevis no ano de 1983, a minissérie ganhou vida pelas mãos da Netflix no ano de 2020 e foi sucesso mundial. A minissérie conta a história de uma jovem que se torna o fenômeno mundial do xadrez, um esporte majoritariamente predominado por homens.

1984

Foto: Reprodução

Esta obra prima escrita pelo autor George Orwell recebeu uma adaptação marcante na Broadway,  com cenas intensas e que tiram o fôlego de qualquer telespectador, assim como seu romance original. Esta adaptação foi bem fiel à tensão e aos momentos que o romance proporciona ao leitor, e foi dirigida por Robert Icke e Duncan Macmillan.

O Senhor das Moscas

“Remake de “O Senhor das Moscas’ com elenco feminino provoca polêmica”. Foto: Reprodução

Neste romance um grupo de meninos, presos em uma ilha deserta, se veêm cercados pelo caos. Originalmente escrito por William Golding, esta trama ganhou vida nos teatros, conquistando milhares de leitores apaixonados e de telespectadores que foram cativados pela história. Nesta obra reflete-se sobre a sobrevivência humana, a natureza e os instintos postos à prova.

Orgulho e preconceito

Foto: Reprodução

A história de Elizabeth Bennet e o Sr. Darcy ganhou vida nos teatros, e arrastou milhares de amantes do romance original, além de novos admiradores. A representação da configuração da Inglaterra no século XIX, o humor e as críticas receberam uma avaliação positiva por grande parte do público que assistiu.

Muito mais que simples adaptações

Essas adaptações representam muito mais do que simples representações de livros: é a alma e os sentimentos que os telespectadores sentem ao ler de forma viva, captando a energia e o sentimento de cada ato por seus dramaturgos.

About The Author