Na última terça-feira (02), foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Apesar da ampla discussão e informações sendo divulgadas sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) ainda existem muitos mitos que podem gerar preconceitos e dificultar a inclusão de crianças e adultos autistas.
Como o compromisso do Folhetim é levar informação através da cultura. Acreditamos que a Arte em audiovisual é uma potente ferramenta de inclusão para reduzir os preconceitos, desmistificar informações, sensibilizar a sociedade para a empatia e o acolhimento. Por isso, preparamos uma lista de filmes e séries para você assistir e se emocionar.
Farol das Orcas
Filme, 2016, Espanha e Argentina
Beto (Joaquín Furriel) é um homem solitário que mora na Argentina. Amante da natureza e dos animais, trabalha como guarda florestal no Parque Nacional da Península Valdés. Quando Lola (Maribel Verdú), uma mulher espanhola, vê Beto em um documentário, ela decide viajar até a Argentina para ajudar Tristán (Joaquín Rapalini), seu filho autista de 11 anos, a se conectar com suas emoções. Depois de relutar no início, o guarda florestal concorda em ajudar a mãe e o menino.
Então navega em uma aventura arriscada pela costa para encontrar com as orcas, pois são as únicas que proporcionam estímulos emocionais a Tristán. É daquelas histórias difíceis de segurar as lágrimas.
Classificação indicativa: 10 anos
Onde assistir: Youtube e Prime Video
Tudo Que Quero
Filme, 2017, Estados Unidos
Uma aventura cheia de descobertas e sonhos. É assim a jornada de Wendy (Dakota Fanning), uma jovem portadora de autismo, que mora numa casa de acompanhamento para pacientes com algum transtorno psicológico. Ela consegue driblar sua cuidadora e escapa com um único objetivo: entregar seu manuscrito para concorrer em uma competição de escrita sobre Star Trek.
Classificação indicativa: 10 anos
Onde assistir: Youtube e Prime Video
Fitas (Loop)
Curta-metragem, 2020, Estados Unidos
Cinco minutos é o suficiente para Loop ser emocionante, inclusivo, empático e tocar seu coração. A animação abre portas por apresentar a primeira personagem autista não-verbal: garota Rene. Ela e Marcus, duas crianças em uma canoa, se veem à deriva em um lago, até acharem um meio de se comunicarem, criar conexão através do olhar um do outro para sair dessa situação e voltar ao acampamento.
Classificação indicativa: Livre
Onde assistir: Disney+
Meu Filho, Nosso Mundo
Filme, 2023, Estados Unidos
Aventura em família é o que temos por aqui. O comediante Max Bernal (Bobby Cannavale) mora com seu pai Stan (Robert De Niro) e discorda dos métodos de criação de Jenna (Rose Byrne), mãe do seu filho Ezra, de 11 anos, diagnosticado com autismo. Após o divórcio e expulsão da escola, Max leva Ezra de casa e parte em uma viagem de carro para que os dois possam viver experiências e reencontros.
Classificação indicativa: 14 anos
Onde assistir: Prime Video
Atypical
Série, 2017 – 2021, Estados Unidos
Sam Gardner (Keir Gilchrist), jovem autista de 18 anos que está em busca de “ser uma pessoa normal”, ter sua própria independência, começando por conquistar uma namorada. Sua busca coloca a família toda em uma aventura de autodescoberta. Apesar dos desafios enfrentados por ele, esta é uma boa série para garantir boas risadas.
Classificação indicativa: 14 anos
Onde assistir: Netflix
The Good Doctor: O Bom Doutor
Série, 2017 – 2024, Estados Unidos
Shaun Murphy (Freddie Highmore), um jovem cirurgião com autismo e síndrome de Savant, muda-se de uma vida tranquila para integrar a equipe de cirurgia de um famoso hospital. Shaun usa os seus surpreendentes dotes médicos para salvar vidas e enfrenta os desafios para interagir e estabelecer relações afetivas e sociais. Emoções à flor da pele!
Classificação indicativa: 14 anos
Onde assistir: Globoplay e Prime Video
Uma Advogada Extraordinária
Série, 2022, Coréia do Sul
Você vai se apaixonar pela história de Woo Young Woo (Park Eun Bin), uma jovem autista contratada por um renomado escritório de advocacia após se formar como melhor estudante na prestigiada Universidade Nacional de Seoul. Ela possui um QI elevadíssimo e uma memória fotográfica impressionante, mas tem dificuldade com interações cotidianas. A série acompanha os desafios, fases e descobertas de Young Woo.
Classificação indicativa: 14 anos
Onde assistir: Netflix