O grupo musical MUV – Movimento Uniformemente Variado, que há 25 anos desenvolve uma trajetória autoral voltada à valorização da cultura negra, realiza a segunda edição do espetáculo Bairro Black Difusão no dia 27 de julho de 2025, domingo, às 18h30, no Guairinha, em Curitiba. A entrada é gratuita.
Com direção artística de Kátia Drumond, o evento propõe um espetáculo cênico-musical interativo que une música, dança, performance e referências ancestrais. “A segunda edição do Bairro Black Difusão vem como um grande show para marcar presença, abrir espaço e valorizar artistas negros da cidade em suas múltiplas expressões. Vamos reunir música, dança, performance e ancestralidade em uma grande celebração coletiva”, afirma Kátia.
O espetáculo tem roteiro assinado por Kátia Drumond, Ricardo Verocai e o baixista Evangivaldo Santos, e traz como destaque as faixas do EP “Bairro Black”, lançado em 2024 e disponível nas plataformas digitais, além de canções dos cinco álbuns autorais do MUV. Os arranjos e teclados são de Ricardo Verocai, em uma formação de Big Band composta por Kátia Drumond (vocal), Eduardo Ansay (guitarra), Evangivaldo Santos (baixo), Samir Souza (bateria), Brenda Calbaizer e Kabuto (backing vocals), Abdiel Freire (saxofone), Menandro Souza (trompete), Lauro Ribeiro (trombone) e Luiz Fernando Diogo (percussão).
A apresentação contará com participações especiais de 12 artistas convidados: Geyisa Costa, Flávia Imirene, Ariane Souza, PH Soares, Day Paixão, Pedro Ramires, Alucas Santos, Jacob Cachinga, Gi Kali, Chica da Silva, Inês Drumond e Jurandi Silva, que se integram à performance coletiva. “A ideia é reunir potências artísticas da cultura negra de diferentes gerações, vivências e linguagens para compor um show especialmente significativo e divertido para todas as idades, relembrando a força da ancestralidade”, explica Ricardo Verocai, diretor musical do projeto.
O Bairro Black Difusão é uma realização em parceria com a vereadora Giorgia Prates – MandatA Preta, única parlamentar negra na Câmara Municipal de Curitiba em 2025. Para ela, o projeto cumpre um papel fundamental na transformação cultural e social. “É um orgulho apoiar o MUV. Estamos descentralizando recursos, fazendo o dinheiro chegar onde nunca chegou. Celebramos a arte como símbolo da resistência e da diversidade cultural negra em Curitiba. Projetos como este fortalecem nossas raízes e conectam gerações por meio da música, da dança e da oralidade”, afirma.
A produção é assinada pela Pomeiro Gestão Cultural, sob direção de Igor Augustho, que acompanha o projeto desde o lançamento do EP e da temporada de shows. Também participa da produção Cindy Napoli, da Rumo de Cultura. Ambas as produtoras atuam em projetos com recortes estéticos e identitários diversos e mantêm a parceria estabelecida desde a primeira edição do Bairro Black, em 2024.
Fundado no Rio de Janeiro em 1999 e radicado em Curitiba desde 2005, o MUV desenvolve uma sonoridade autoral baseada em ritmos de matriz africana, com destaque em palcos nacionais e internacionais. Ao longo de sua trajetória, o grupo lançou cinco álbuns e contou com colaborações de artistas como Arthur Verocai, Carlos Dafé e Macau. Além da produção musical, o MUV realiza ações educativas e de formação artística, como o projeto “O Som do MUV e a Música Negra nas Escolas Estaduais”, promovido em 2022 e 2023 na rede pública de ensino.
FICHA TÉCNICA BAIRRO BLACK DIFUSÃO:
Direção Musical e arranjos: Ricardo Verocai
Direção Artística: Kátia Drumond
Assistente de direção musical: Evangivaldo Santos
Roteiro: Kátia Drumond, Ricardo Verocai e Evangivaldo Santos
Coordenação Técnica de Som e Operador de som: Luigi Castel
Coordenação Técnica de Luz e Operador de luz: Lucas Amado
Roadie: Antonino Rodrigues (Tonico Rasta)
Figurino e Maquiagem: Tassy Dal Negro
Produção Geral: Katia Drumond
Direção de Produção: Cindy Napoli e Igor Augustho
Assistentes de Produção: Monica Margarido e Rebeca Forbeck
Estagiários de Produção: Hanon Arthur e Pedro Oliveira
Assessoria de Imprensa: Bruna Bazzo
Programação Visual e Mídia Social: Paula Villa Nova
Registro Audiovisual: Lidia Ueta
Realização e Criação: MUV
Realização e Produção: Pomeiro Gestão Cultural e Rumo de Cultura
SERVIÇO Bairro Black Difusão – 2ª edição
Dia: 27 de julho de 2025
Horário: 18h30
Local: Guairinha (Rua Xv de novembro, 971 – Centro)
Entrada Franca – Retirada de ingressos uma hora antes do show
Classificação: Livre.
Instagram: @muv.brasil
Outros canais para acompanhar a história do MUV: https://beacons.ai/muv.brasil
Via Assessoria de Imprensa
