Animação brasileira imagina um Brasil dividido em 2050 estreia no Olhar de Cinema

O que aconteceria se as revoltas separatistas do século XIX tivessem triunfado? Essa é a premissa de Glória & Liberdade, longa-metragem de animação que estreia este mês na mostra competitiva do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Dirigido por Letícia Simões e produzido por Maurício Macêdo, o filme é o primeiro do gênero a integrar a disputa de longas do evento.

A obra propõe uma fabulação histórica potente: um futuro em que o Brasil deixou de existir e o antigo território das regiões Norte e Nordeste se transformou no continente Pau-Brasil, dividido em quatro nações independentes. A narrativa acompanha Azul, uma jovem documentarista da República da Bahia, que percorre esses novos países em busca de respostas sobre o fracasso da unidade nacional e os caminhos possíveis para o futuro.

Dividido em quatro capítulos com estéticas distintas, o filme apresenta a nação indígena Taua Sikusaua Kato, a República de Caxias, o Reino Unido de Pernambuco e a República da Bahia. Azul encontra pajés, líderes populares, hackers e historiadores que ajudam a reconstruir um Brasil imaginado sob os pilares da liberdade indígena, negra e popular.

Com referências à cultura popular das regiões Norte e Nordeste, Glória & Liberdade combina ficção científica, linguagem documental e animação experimental para questionar o conceito de nação. A protagonista, interpretada por Larissa Goés, é levada a refletir sobre revolução e pertencimento quando uma nova insurreição ameaça surgir em seu próprio território.

A produção é uma parceria entre Ceará e Pernambuco, com realização da Moçambique Audiovisual e da Poema Tropical. A equipe de animação é da cearense Zonzo Studio, com apoio da Ancine, do FSA e do BRDE.

Sinopse — Glória & Liberdade

Estamos em 2050. O Brasil não existe mais. Após a sua fragmentação, Azul, uma jovem documentarista da República da Bahia, percorre os territórios do extinto Norte e Nordeste em busca de respostas sobre o colapso do que um dia foi uma nação unida. Mas ao fim dessa jornada histórica, é dentro da própria casa que ela encontrará sua revolução mais profunda.

Ficha Técnica — Glória & Liberdade

Direção e roteiro: Letícia Simões

Produção: Maurício Macêdo

Direção de Animação: Esaú Pereira e Telmo Carvalho

Montagem e Co-roteiro: Pablo Nóbrega

Produção Executiva: Priscila Lima

Desenho de Som: Nicolau Domingues

Trilha Sonora Original: Pedro Madeira

Serviço

Glória & Liberdade no Olhar de Cinema — Festival Internacional de Curitiba 

Estreia 14 de junho (sábado), às 15h30, na Sala Claro – MON | Clique aqui para adquirir os ingressos

Segunda exibição: 15 de junho (domingo), às 15h30, no Cine Passeio Luz | Clique aqui para adquirir os ingressos

Via Assessoria de Imprensa

About The Author

Mais do mesmo autor

André Griffo apresenta um panorama de sua trajetória no Paço Imperial

Espetáculo gratuito homenageia Gilberto Gil no Teatro Prio, no Rio de Janeiro