Divulgação
O animador Buck Woodall moveu uma ação judicial contra a Disney em um tribunal federal na Califórnia, acusando a empresa de usar indevidamente suas ideias originais na produção do filme Moana e de sua sequência, Moana 2, atualmente em cartaz nos cinemas.
A denúncia
Conforme informações divulgadas pelo The Hollywood Reporter, Woodall alega que a Disney se apropriou de elementos de seu projeto de animação, chamado Bucky. Ele afirma que tanto Moana quanto sua continuação apresentam notáveis semelhanças com seu roteiro, incluindo a ambientação em uma vila polinésia e tramas protagonizadas por jovens que desobedecem suas famílias, embarcam em jornadas transformadoras e interagem com espíritos retratados como animais.
Em novembro do ano passado, a justiça rejeitou um processo de direitos autorais contra a Disney, justificando que Woodall apresentou as acusações muitos anos após o lançamento de Moana, em 2016. Contudo, o lançamento de Moana 2 abriu espaço para uma nova ação. Agora, caberá a um juiz decidir se há similaridades entre as obras que possam configurar violação de direitos.
Na denúncia, Woodall afirma que “Moana, da Disney, foi produzido após os réus terem recebido praticamente todos os elementos necessários para seu desenvolvimento e produção, fruto de mais de 17 anos de inspiração e trabalho em seu projeto de animação”.
Pedido de indenização
Ainda segundo o The Hollywood Reporter, o animador busca uma indenização correspondente a 2,5% da receita bruta de Moana, o equivalente a US$ 10 bilhões. Ele também solicita uma ordem judicial para impedir novas violações de seus direitos autorais.
VEJA TAMBÉM:
‘Toy story 6’, ‘Minions 3′, Shrek 5’ e ‘A Era do Gelo 6’ ganham previsão de lançamentos