O injustiçado Luiz Melodia

Luiz Melodia, um dos maiores e mais injustiçados cantores e compositores da Música Popular Brasileira, nascido no morro de São Carlos, no boêmio bairro do Estácio, compositor de músicas como Pérola Negra (cantada por Gal Costa) e Estácio, Holly Estácio (cantada por Maria Bethânia), pertencente a nenhum gênero musical, teve um triste fim em 2017 quando morreu de câncer.

O documentário é narrado pelo próprio Luiz Melodia, onde conta a sua trajetória desde seu nascimento no morro até seu grande sucesso. Alessandra Dorgan, diretora da obra, realizou uma ótima coletânea de áudios e imagens do cantor, sendo possível realizar este longo documentário, de 1h15min, apenas com eles.

O cantor não teve uma carreira fácil, tentando não ser apenas um cantor comercial bateu de frente com grandes produtores, o que acarretou em uma carreira não muito divulgada se usado de exemplo outros grandes artistas de sua época. Melodia cantava com a alma, compunha versos que representavam seus sentimentos e não se prendia a apenas um estilo musical, mesmo que os “grandões” desse meio quisessem que cantasse apenas samba.

Após lançar o álbum “Pérola Negra” em 1973, seu primeiro LP que foi um grande sucesso, e “Maravilhas Contemporâneas” em 1976, o artista se exila na Bahia aparecendo apenas 2 anos depois com o álbum “Mico de Circo”.

“Mico de Circo é um provérbio muito usado, não só no morro como em todo o país brasileiro. Então, resolvi colocar isso no disco porque achei que tinha muito a ver com esse novo trabalho meu, porque foi um disco que oferece toda a marginalidade. Toda a marginalidade que eu quero dizer é toda aquela coisa que tá movendo e agindo dentro de uma estrutura, que não tá indo para frente. É toda aquela coisa revolucionária do nosso país.”

Mesmos sendo um pouco maçante, já que o longa reconta a mesma história de diferentes maneiras, para os amantes da Música Popular Brasileira, é indispensável a ideia de não assistir este filme, que estreia dia 16 de janeiro nos cinemas de todo país.

 

 

About The Author

Mais do mesmo autor

“Aqueles que deixam Omelas”, faz nova temporada, a partir de 14 de janeiro, no Teatro Poeirinha, em Botafogo

Inspirada na obra de Roberto Carlos, a comédia romântica “Detalhes de Nós Dois”, reestreia dia 14 de janeiro