Curitiba recebe o 3º Festival Visoliterária de Direitos Humanos Surdos: Surdofuturismo

Oficialmente, após o sucesso das edições anteriores realizadas online, a edição de 2024 do 3º Festival Visoliterária de Direitos Humanos Surdos ocorrerá em formato híbrido. O evento contará com atividades tanto presenciais quanto online, buscando promover e difundir a literatura surda e a poesia em Libras, abordando temas como direitos, injustiças, violações, opressões, traumas e desigualdades.

“Após duas edições virtuais que ganharam reconhecimento nacional na comunidade surda conectada às redes sociais, percebemos um crescente interesse do público por um festival de videopoesia de grande alcance, com foco em produções em Libras voltadas aos Direitos Humanos. Por isso, nesta terceira edição, optamos por incluir uma abordagem híbrida presencial, oferecendo oficinas e criando videopoesias em parceria com instituições de surdos, como escolas e associações de Curitiba e Região Metropolitana, para estimular reflexões sobre o Futuro da Surdidade, tanto local quanto nacionalmente”, explicou Rafaela Hoebel, diretora do Visoliterária.

Na primeira edição de 2022, a equipe era majoritariamente composta por surdos, o que se manteve nas edições seguintes. Desde 2023, a direção do Visoliterária conta com Rafaela Hoebel, mulher surda, LGBT e ativista. A curadoria de 2024 foi realizada por três artistas surdos: Maria Auxiliadora, pesquisadora, mulher negra, mãe solo atípica, assistente social e professora universitária; Priscila Leonor, mulher negra LGBT, poeta, militante, líder do movimento negro surdo e professora universitária; e Edinho Santos, homem negro, poeta renomado no Slam e ativista do movimento negro surdo.

“Na seleção das obras, a curadoria considerou poesias que se relacionassem com a temática de Direitos Humanos e Surdofuturismo, priorizando participantes de grupos prioritários e com propostas estéticas variadas. A temática do Surdofuturismo foi escolhida após perceber uma falta de debate sobre o ‘futurismo’ nos movimentos literários surdos, especialmente relacionado a conceitos como Afrofuturismo, IndigenaFuturista, Transfuturismo e outras discussões semelhantes.

A ideia do Surdofuturismo visa explorar os aspectos culturais, artísticos e filosóficos da surdidade, promovendo narrativas surdas que unam questões do passado, presente e futuro, misturando ficção científica em Libras e gêneros especulativos, além de produções documentais e autobiográficas relacionadas ao futuro”, comentou Jônatas Medeiros, idealizador do festival.

O 3º Festival Visoliterária, que ocupará diversos espaços em Curitiba com uma programação gratuita, faz parte de outros eventos culturais de novembro. Entre os dias 13 e 16 de novembro, os poetas surdos selecionados participarão da primeira residência de videoliteratura do Brasil. No dia 16, os resultados serão exibidos em uma projeção mapeada na fachada do Bar Janaíno, no Centro Histórico de Curitiba, produzida por artistas surdos, tradutores, narradores, audiodescritores e filmmakers.

A Competitiva Instagram já está em andamento, com o público podendo votar na videopoesia favorita no perfil @visoliteraria. A Mostra Carta Surdofuturista, com materiais produzidos em oficinas com crianças e adolescentes surdos, também está disponível no perfil do festival.

A 3ª Visoliterária é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Confira a programação completa:

Serviço:

3º Festival Visoliterária de Direitos Humanos Surdos: Surdofuturismo

13 a 16 de Novembro

13 de novembro às 19h – apresentação do espetáculo Surdo Logo Existo no Teatro Londrina

13 de novembro às 20h –  Sarau Negritudes Surdas do Slam Resistência Surda no Teatro Londrina

13 de novembro às 21h – Abertura Semana Surdotopia  “Festa Surdo Não Tem Fim” no Janaino Bar

14 à 16 de novembro das 9h às 17h  –  Residência poética Surdofuturista no espaço Alfaiataria

14 de novembro às 20:00 – Abertura da Virada Sustentável com Intérpretes de Libras e participação especial do rapper Surdo Dibi Boy e convidados (mais de 30 atrações espalhadas pela cidade entre shows, teatro, performances, tudo com interpretação em Libras pela Fluindo Libras)

15 de novembro às 20h30 –   StandUp Libras Mostra de Humor Surdo @mostrasurdadehumor no Ninho do Largo

16 de novembro 14:30 –   Exposição Surdofuturista da artista e bate papo com a artista visual @kilma_coutinho sobre sua exposição e suas obras no SATED/PR;

16 de novembro às 17h – exibição de filmes inéditos de diretores surdos e protagonismo surdo no Espaço Fantástico das Artes

16 de novembro às 20h –   Premiação dos vencedores da Mostra Instagram da Visoliterária no Janaino Bar Largo da Ordem

16 de novembro às 20h30 – Projeção Mapeada de poesia Surdofuturista  no Janaino Bar Largo da Ordem

16 de novembro às 21h00 – Festa de encerramento Surdotopia com Dj Ogum e Dj Surda Lele no Janaino Bar Largo da Ordem

Todas as atividades são gratuitas, com preferência para pessoas surdas e com deficiência, ingressos distribuídos por ordem de chegada de acordo com a capacidade máxima de cada local.

(Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa)

About The Author