Reprodução Max
É muito comum, no meio artístico, obras serem influenciadas por trabalhos de outros campos da arte. Historicamente, peças teatrais se inspiram em produções literárias e da poesia, da mesma forma que a literatura inspira produções cinematográficas há décadas. Quando um filme, por exemplo, se torna popular e relevante, ele acaba servindo de inspirações não só para outros filmes, como obras de outras mídias, retroalimentando esse processo.
Existem inúmeros exemplos de videogames que são influenciados por produções cinematográficas. A franquia Mortal Kombat, teve grande inspiração no filme de luta O Grande Dragão Branco (1988), Metroid, bebe muito da fonte de Alien (1979), com sua protagonista feminina em uma aventura espacial contra um perigoso alienígena ou Metal Gear e com Fuga de Nova York (1981) e Rambo (1982).
Com a evolução tecnológica ao longo dos anos, games atualmente estão cada vez mais complexos e com uma linguagem extremamente cinematográfica, e como mencionado no primeiro parágrafo, os videogames estão se tornando tão populares que estão inspirando várias produções recentes em Hollywood, tanto no cinema, quanto nas séries e animações.
Adaptações de games para cinema e TV não são nenhuma novidade, existindo desde os anos 90. Entretanto, é a partir da segunda metade da década de 2010 e 2020 que vemos um verdadeiro boom em obras baseadas em games, seja em quantidade e principalmente em qualidade.
Reprodução Paramount Pictures
Nos cinemas, Sonic conquistou um enorme sucesso com seus filmes e ganhará um terceiro longa ainda este ano, enquanto a animação de Super Mario Bros foi simplesmente o filme que mais lucrou em 2023. No departamento de séries, a MAX produziu uma aclamada adaptação de The Last of Us, com uma segunda temporada programada para 2025.
Em 2024, o Prime Video viria a lançar uma de suas séries de maior audiência com a adaptação do RPG Fallout, tendo sua segunda temporada confirmada apenas uma semana após sua estreia. Já a Netflix tem produzido uma boa leva de séries animadas, como Castlevania, Cuphead – A Série, Arcane e Cyberpunk: Mercenários, todas sendo muito bem recebidas por público e crítica.
Lógico, ainda existem produções recentes que foram fracassos, com é o caso de Borderlands e a série Halo, mas depois de anos sendo sinônimo de produções desastrosas, adaptações de games no cinema e streaming tem passado por uma verdadeira Renascença, ao atingir sucesso comercial e de crítica dos fãs público em geral.
Reprodução Netflix
Depois da grande febre de filmes de heróis, os executivos de Hollywood enxergam as adaptações de games como a nova mina de ouro dos estúdios. Entre as futuras produções que estão em desenvolvimento, teremos o live-action de Minecraft, as continuações de Super Mario Bros e Five Nights at Freddy’s, adaptações de Until Dawn, Ghost of Tsushima, Death Stranding, as novas temporadas de The Last of Us e Fallout, as séries animadas de Tomb Raider, Devil May Cry e Splinter Cell.
Além de servir como inspiração para adaptações, a linguagem e estilo visual que tradicionalmente vemos de videogames também tem sido incorporada nos filmes. John Wick 4 é um bom exemplo disso, já que em uma das sequências de ação mais comentadas do filme, a câmera oferece uma perspectiva isométrica da cena, assemelhando-se bastante com games de ação como Hotline Miami.
Fede Alvarez, o diretor do recente Alien: Romulus, confirmou que o game Alien: Isolation foi uma grande inspiração para a atmosfera de terror do longa e o filme Contra o Mundo – que tem crítica no site – é totalmente inspirado na linguagem de videogames, especialmente na forma ágil, colorida e bastante dinâmica que as sequências de ação são gravadas e coreografadas.
Reprodução Sega
Essa crescente influência dos games na produção de filmes e séries recentes se dá pelo fato dos profissionais que estão ingressando e atualmente trabalhando na indústria, serem pessoas que cresceram tendo um grande contato com jogos eletrônicos e outras mídias como quadrinhos, animes e mangás. E por possuírem esse repertório estilístico tão específico, mais claras essas referências se tornam em tela.