Emmy: A História do Maior Prêmio da TV

Com data marcada para 15 de setembro, a 76ª edição do Emmy irá premiar as melhores produções de entretenimento produzidas nos últimos meses entre TV e streaming. Considerado como o “Oscar da TV” , a noite irá premiar séries com base em diversas categorias entre atuação, produção, melhor minissérie, entre outras. Com um longo histórico de edições, muitos podem se questionar como surgiu então o Emmy.

A primeira edição da premiação foi realizada em 25 de janeiro de 1949, no Hollywood Athletic Club, sendo organizada pela Academia de Televisão Arte e Ciência (ATAS). Inicialmente, o Emmy era voltado para as produções televisivas de horário nobre da região de Los Angeles.

A expansão para o restante do território dos Estados Unidos veio na edição de 1952. Já em 1968, uma nova categoria da premiação foi criada, voltada para premiar produções nos horários matinais da TV americana. Vale ressaltar que as séries que concorrem ao Emmy eram estritamente produções da TV aberta, com programas de TV a cabo ingressando na lista de competidores apenas em 1988. Já as séries de streaming, tão populares no mundo contemporâneo, se tornaram elegíveis ao Emmy a partir de 2013.

É interessante mencionar que além de séries de TV, o Emmy também premia outros tipos de programas, incluindo talk shows, game shows, documentários e programas DIY (gíria em inglês para “faça você mesmo”), sendo divididos entre os horários matinal e horário nobre.

O design da estatueta, uma mulher alada segurando um elétron em suas mãos,  foi criado por Louis McManus, após 47 outros designs serem descartados. É interessante notar como o visual escolhido para o prêmio, se trata de uma união entre a arte e a ciência, algo bem apropriado quando consideramos que a cerimônia foi criada pela ATAS.

Já o nome do evento, “Emmy”, deriva da gíria da “Immy”, usada para se referir às imagens do tubo de câmera orthicon (image-orthicon camera, em inglês). Estas câmeras foram um avanço importante na produção e captura de imagens para televisão durante a década de 40. E como a estátua se trata de uma figura feminina, a gíria foi feminizada para  “Emmy”.

Imagens: Créditos site Emmy

About The Author