Tato: Autor curitibano traz sensibilidade para a literatura infantil em livro inédito

Livro sobre cacto traz reflexão sobre assuntos importantes de serem tratados com crianças

Um cacto nasce no meio do mato. Isolado do mundo, ele assiste outras plantas indo embora enquanto sua vida passa. Essa é a premissa do livro “Tato” do autor Cristóvão de Oliveira que chega às livrarias no próximo dia 30 de setembro.

Em sua nova obra, Cristóvão se inspira na história de seu filho, Júnior. “O livro vem de longa data. Eu cresci com o desejo íntimo de me tornar escritor, mas achava que isso era um objetivo dificilmente alcançável.”, conta o autor sobre o surgimento de Tato. “Me passei a entender melhor como escritor quando fiz alguns cursos na pandemia.”

Para Cristóvão, o processo de escrita foi extremamente difícil e delicioso ao mesmo tempo, uma vez que o autor caminha há anos na pesquisa acadêmica, onde inclusive, está prestes a finalizar seu doutorado. “Foi um tempo de maturação muito grande para que eu entendesse a linguagem que eu queria desenvolver, as coisas que são ditas nas entrelinhas. Eu me inspirei no meu filho, mas não queria contar a história dele.”

A literatura infantil vem de uma reflexão do autor sobre a importância de se levar senso crítico e sensibilidade as crianças, para que possam sair das pequenas bolhas. “Tratar a criança como igual e honestamente de assuntos que historicamente são difíceis de se tratar com as crianças”.

“Tato” traz a sensibilidade que o autor vê relevante para conversar com este público. É sobre a angustia que crianças podem sentir enquanto assistem a vida passar e vão amadurecendo, consumindo tudo o que podem ao seu redor e percebem que não estão tendo as mesmas oportunidades que outras.

“A gente precisa de pessoas mais sensíveis no mundo e que tenham noção das coisas que acontecem ao seu redor”, reflete Cristóvão.

SINOPSE

Um pontinho, bem verdinho, despontou no jardim.

– O que será que é?

Era só mais uma plantinha que ninguém queria. Sozinho e quietinho, tato crescia sozinho no meio do mato. Todo mundo o achava bonitinho, mas ninguém lhe dava muita importância… Dali, via outras plantas indo embora e, assim, foi se enchendo de espinhos.

SOBRE O AUTOR

Cristóvão de Oliveira sempre achou que seria professor. Gostava de brincar a sala de aula em seus jogos infantis. Também pensava que poderia ser artista, pois lhe agradava inventar outras vidas e imaginar outras histórias para sua vida. E, bem no fundo, queria ser escritor já que a literatura lhe servia bem como refúgio.

Quando adulto, o professor Cristóvão se tornou artista de teatro e, inesperadamente, autor de histórias infantis. Devidamente porque essas três coisas estão entrelaçadas.

Tato é seu primeiro livro de literatura infantil. Antes disso, Cristóvão se tornou bacharel em Artes Cênicas e Mestre em Teatro. Aventurando-se também no Doutorado em Artes Cênicas e em projetos artísticos com seu grupo, Alameda Cia. Teatral, onde prefere fazer teatro para crianças.

Entre as histórias que já viveu, a maior foi tornar-se pai de um menino de 12 anos – que lhe ensinou a redescobrir o mundo.

SERVIÇO

Lançamento do livro ‘tato’

Data: 30 de setembro de 2023

Horário: 15 horas

Local: O Chalé (Rua José Kormann, 494, São Lourenço – Curitiba – PR)

Livre para todos os públicos

Autor: Cristóvão de Oliveira

Ilustrador: Felipe Lancha

Editora: Inteligênios

Compre o livro diretamente com o autor, clicando aqui.

About The Author