“A Natureza do Amor”, uma comédia romântica que nos faz refletir sobre os relacionamentos

“A Natureza do Amor”, uma comédia romântica francesa, participante da mostra “Um Certo Olhar” (Un Certain Regard) do Festival de Cannes 2023, seleção oficial dedicada a cineastas pouco conhecidos ou iniciantes, lança hoje no Brasil.

O filme conta a história de Sophia, uma mulher de 40 anos, que mantém um relacionamento estável com Xavier, seu parceiro de 10 anos. Mas, após contratar Sylvain para reformar sua nova casa de campo, sua vida vira uma loucura, com um amor proibido e um desejo insaciável, ela se vê presa em dois mundos.

Pode-se observar duas classes sociais diferentes, a maneira de falar, de se comportar e agir perante a determinadas ocasiões, muda muito durante o longa. De um lado temos Sophia e sua família: ricos, soberbos e entendedores de tudo e todos. Ao contrário de toda essa vida glamurosa, vemos Sylvain e a sua confusão familiar: pessoas sem classe e barraqueiras, uma família cercada de brigas, discussões e muito vinho barato.  

Os opostos realmente se atraem, mas nem sempre ficam juntos ou se dão bem a longo prazo. Sophia com todo o seu saber e postura não aceitava a maneira que seu namorado vivia. Não é só de sexo que vivem os casais, uma das únicas coisas que Sophia gostava em seu amado, deve existir muita reciprocidade de ambas as partes.

O longa tem uma fotografia maravilhosa, as jogadas de câmeras são lindas de se assistir, é muito presente a utilização de reflexos (espelhos, vidraças, etc.) mostrando os personagens em um mesmo ambiente mas em perspectivas diferentes, em mundos diferentes. A diferença sonora de cada ambiente, principalmente nos almoços de família de ambos os lados, também dão um charme a mais no filme. Jantares da família da Sophia eram silenciosos, com discussões em tons baixos e sem perder a postura, já na família de Sylvain era tudo aos gritos, e é de se sentir a angústia que Sophia sentia apenas estando ali no meio, apenas com os sons, e sua bela atuação, nos sentimos junto dos personagens.

O filme se encerra com essa confusão que persegue a protagonista o filme todo, mais um homem é deixado por ela e mais uma vez ela se encontra sozinha, pois é isso que acontece com pessoas confusas.

About The Author