Cia de teatro estreia no Festival de Curitiba com espetáculo sobre emoções vividas

O limiar entre a dramaturgia e o ficcional, o corpo cênico e o corpo humano, a personagem e o ator. É a partir dos questionamentos, reflexões e sentimentos de um jovem artista curitibano, atravessado pelo cenário social brasileiro e seus relacionamentos amorosos que nasce o texto do espetáculo ‘(in)tenso’, que estreia no dia 01 de abril no CTM Cultural durante o Festival de Curitiba.

O texto escrito por Lucas Gonçalves surge de um momento crítico na vida do ator que percebe o quão valioso seria se transformasse sua dor em arte. “Acredito que quase todos tem uma história de amor pra contar que não deu certo e que se entregou de maneira tão intensa que após o término não sabia mais quem era, porque se deixou cegar e perdeu a sua identidade, a sua essência. Logo, trago para o público essa identificação e quais os possíveis caminhos que podem ser encontrados depois dessa crise de identidade”, conta.

(in)tenso é o  fogo que arde sem se ver é a essência daquilo que não podemos ver. A intensidade do que é vivido só é sentido na pele por quem vive. O que é da vida, sem as emoções e intensidades que colocamos em todos os nossos atos? A vida seria fria…

Ainda segundo o artista, o projeto nasce em 2022. “A ideia surgiu em novembro de 2022, após um momento vivido em minha vida pessoal, olhei para situação e falei ‘Por que sofrer, se posso transformar a dor em arte’ e então comecei a esboçar o projeto.”

Contudo, conforme a ideia amadurecia e novos integrantes ingressavam no projeto, Lucas precisou lidar com um desafio maior do que o próprio processo criativo: expor suas situações pessoais para terceiros. “Eu tive que abrir a minha vida pessoal para o elenco”, declara o diretor.

É nesse emaranhado de sentimentos que o grupo também encontrou outros desafios. Esta é a primeira vez da companhia no Festival e tornar a produção viável financeiramente foi trabalhoso. “Por ser uma Companhia independente que estará estreando sua primeira peça, com certeza é tornar ela viável financeiramente, onde tiramos recursos dos nossos próprios bolsos, para fazer com que ela aconteça.”

 

FICHA TÉCNICA

Companhia: Essência Dell Arte

Direção e texto: Lucas Gonçalves

Elenco: Brendon Dupac, Lucas Gonçalves e Wesley Marllus

 

SERVIÇO

(in)tenso

Festival de Curitiba – Fringe

Quando: 01 de abril de 2024 às 20h

Onde: CTM Cultural (Av. Presidente Kenedy, 1715 – Agua Verde, Curitiba)

Quanto: Pague quanto vale

Classificação indicativa: 16 anos

Mais informações no site do Festival de Curitiba.

About The Author

Mais do mesmo autor

‘The Sims’ vai ganhar filme com produção de Margot Robbie

Cia teatral de Curitiba traz novo conceito de espetáculo infantil para o Festival de Curitiba