Natalie Portman critica Academia pela ausência de mulheres indicadas nas categorias principais

A atriz e cineasta Natalie Portman criticou a Academia, responsável pelo Oscar, pela ausência de mulheres nas categorias principais da premiação neste ano. A fala ocorreu durante a divulgação de seu novo filme “The Gallerist” no Festival de Sundance. Ela ainda cita alguns filmes que para ela poderiam estar ganhando visibilidade e comentou as dificuldades para mulheres conseguirem financiamento nas produções dos filmes. 

“Alguns dos melhores filmes que vi este ano foram dirigidos por mulheres. Quando chegam as premiações, dá para ver como as barreiras ainda existem em todos os níveis. Muitos desses trabalhos simplesmente não são reconhecidos.”, contou ela em entrevista à Variety.

Em seguida, ela explicou as maiores dificuldades antes mesmo do filme existir. “Conseguir financiamento já é mais difícil, entrar em festivais também é mais difícil. Cada etapa do processo exige mais esforço. E quando o filme finalmente chega ao público, muitas vezes ainda não recebe a atenção que merece. Ainda há muito a ser feito”

Ela citou que as parcerias femininas na indústria é o que tem feito a diferença no mercado atualmente. Não é novidade o posicionamento da artista que no Oscar 2020 utilizou um vestido com capa bordada com os nomes de diretoras ignoradas pela Academia. Dois anos antes, ao apresentar a categoria de Melhor Direção do Globo de Ouro, ela provocou ao dizer “E aqui estão todos os indicados homens”.

Este ano, na categoria de Melhor Direção do Oscar, apenas Chloé Zhao por “Hamnet” concorre ao prêmio, que é o mesmo filme – entre os 10 indicados – a disputar a estatueta de Melhor Filme. Nenhum outro foi dirigido por uma mulher. 

Na categoria de Melhor Filme Internacional, apenas “A voz de Hind Rajab”, dirigido por Kaouther Ben Hania concorre na disputa.

About The Author

Mais do mesmo autor

Filmagens de “Batman: Parte 2” começam no dia 02 de março

Adélia Prado sofre acidente em casa é hospitalizada