O Folhetim Cultural anuncia produções originais para 2026

No último dia 30 de novembro, Curitiba foi palco de uma revolução jornalística e do entretenimento. O Folhetim Cultural, veículo de imprensa local, promoveu pelo segundo ano consecutivo o Upfront Folhetim 2026, onde anunciou as novidades para o ano que vem. Com isso, uma nova fase do jornalismo cultural e do entretenimento local promete começar logo no primeiro trimestre do ano que vem, ampliando as oportunidades de produção artística e espaços publicitários para marcas.

Duas grandes novidades foram anunciadas no evento. O Folhetim Ads, uma marca pertencente ao Folhetim Cultural, que oferece serviços de assessoria de marketing para artistas e grupos, além de um ecossistema cultural transmídia para marcas que desejam estar perto da cultura e revolucionar a forma de ser visto. 

Inspirado no modelo Globo Ads, a nova proposta traz uma forma diferente de conectar marcas, produtos e público, transformando uma experiência cultural em potência publicitária. “O Folhetim Ads é um dos novos pupilos para 2026. Para os artistas independentes, o maior desafio é conseguir profissionais para divulgar seus trabalhos que muitas vezes são esquecidos no algoritmo e disputam atenção com jogos de aposta. Nosso objetivo é mudar esse cenário”, contam os diretores da marca, Igor Horbach e Gaby Lara. “Além, é claro, do nosso ecossistema cultural que vem sendo construído e aperfeiçoado a cada ano. Buscamos na maior rede publicitária do mercado nacional e adaptamos para uma fórmula que condiz com a nossa realidade”

Outra novidade de peso também é a marca Folhetim Play, lançada ainda em 2025, mas que agora ganha novas projeções. No ano que vem, uma grade fixa de conteúdos entrará em ação para aproximar o público de diferentes plataformas. “O nosso carro chefe criativo para o próximo ano sem sombra de dúvidas é o Folhetim Play. Será um divisor de águas em nossa carreira, nos colocando no cenário de produção independente”, complementam.

A Coordenadora de Produtos Originais, Maria Vitória Alves, celebrou a conquista de um passo tão promissor para a marca. “O Folhetim passou 2025 inteiro estudando novas formas de se relacionar com um público cada vez mais exigente e diverso. Isso nos levou a novas ideias e projetos que indicam mudar a forma como trabalhamos”

Além disso, o Folhetim ampliou sua equipe de voluntários ao longo do ano, contando com 15 profissionais de diversas áreas. Em 2025, os números consolidados pela marca superaram as expectativas. Foram mais de 4 milhões de impressões só no Folhetim Site. “É claro que para muitas marcas é um tempo lento, mas para o mercado criativo brasileiro, conseguir chegar onde estamos alcançando é uma celebração”, afirma Igor Horbach.

O compromisso com um jornalismo cultural independente continua com a cobertura de grandes eventos do calendário nacional e internacional. O Oscar 2026 abre a programação em 22 de janeiro, seguido pelo Carnaval de Curitiba que contará com uma cobertura dedicada.

Um dos carros chefes do jornalismo do Folhetim ano que vem também será o Festival de Curitiba. Além é claro de outros eventos como Olhar de Cinema, Festival de Parintins, Rock in Rio, Bienal do Livro de São Paulo, Festival de Gramado e muito mais. Para o Coordenador de Jornalismo Cultural, Rafael Lemos, 2026 promete ser um ano de consolidação no cenário jornalístico. “Com uma equipe de jornalistas mais ampla, nosso escopo de atuação também aumenta, proporcionando mais conteúdo e informação cultural multimídia para nosso público. É importante conquistar e reter esse público”, conta.

Produções confirmadas para 2026

O Folhetim Play chega em 2026 com uma grade de programação repleta de conteúdos transmídia que conversam com um público das redes sociais e do streaming. Formando a tríade entre cultura, jornalismo e publicidade. Confira as produções já confirmadas:

A Casa do Silêncio – A primeira produção original Folhetim Play marca um novo momento na carreira da marca. A áudio série (podcast ficcional) tem previsão de estreia para 01 de junho de 2026, no aniversário de 3 anos do Folhetim Cultural. Com um total de 8 episódios, a produção traz o thriller psicológico para o público. Estrelado por Maria Luiza Nogueira, a série acompanha uma jornalista investigativa que após ser perseguida por uma reportagem de denúncia, precisa se refugiar em uma casa isolada com pessoas desconhecidas, até que situações que parecem sobrenaturais começam a acontecer.

Tela e Trama – O podcast cultural apresentado por Igor Horbach e Maria Vitória Alves continua sua temporada de debates e assuntos culturais. Sempre às quartas-feiras, às 20h00. 

Take Total – Voltado para os cinéfilos, o Take Total promete ser o programa ideal para quem gosta de se manter informado sobre o mundo do cinema. Premiações, principais estreias e até entrevistas com profissionais da área. Sob o comando da atriz e jornalista Maria Luiza Nogueira, o Take Total vai ao ar no dia 22 de janeiro de 2026, marcando também o início da cobertura do Oscar 2026.

Jornal do Folhetim – O áudio jornal do Folhetim também continua na programação e se torna um produto fixo da marca. Agora, sob o comando do jornalista Rafael Lemos, o programa vai ao ar toda segunda-feira às 20h00, trazendo um panorama completo do mundo cultural. Ideal para quem deseja se manter informado, do cinema ao teatro, passando pela literatura e música. A reestreia está prevista para 27 de fevereiro de 2026.

Observatório Folhetim – Eternizar as artes dos artistas do nosso país é sem dúvidas um compromisso importante e de muita responsabilidade. Por isso, o Folhetim se propõe a estender a editoria do Folhetim Revista agora também para o canal Play, trazendo micro documentários e entrevistas exclusivas com artistas locais que marcam a história cultural do país. A estreia está prevista para 18 de março de 2026.

Boca de Cena – O Teatro curitibano ganha um espaço no canal para trazer ao centro da cena suas reflexões, debates, críticas e, claro, eternizar os espetáculos que muitas vezes não ganham o centro da capital. Sob o comando de Gabi Coutinho e Maduh, da página No Teatro Curitiba, o Boca de Cena vai ao ar quinzenalmente às terças-feiras, 20h00.

Páginas em Debate – Na Literatura, a escritora nacional Laritza Oliveira comanda um programa de entrevistas, bate-papo e resenhas literárias para os apaixonados por livros e para quem deseja entrar no universo da literatura. Quinzenalmente nas sextas-feiras às 20h00.

Além disso, dois podcasts documentários devem estrear em 2026 e ainda estão em fase de negociação e desenvolvimento. Um deles, inclusive, deve ser gravado na cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo. 

No ano que vem, o Folhetim Revista, periódico digital exclusivo para apoiadores, deve ganhar uma versão impressa, potencializando seu alcance e inovando no mercado local.

Para as marcas que desejam fazer parte do Ecossistema Cultural do Folhetim, os planos comerciais estão disponíveis para consulta no site do Folhetim Ads com oportunidades exclusivas para novos clientes. 

Assista ao Upfront Folhetim 2026:

 

About The Author