“Artéria Rara” encerra a trilogia Pertencimento da Companhia de Teatro da UFPR

Artéria Rara, novo espetáculo da Companhia de Teatro da UFPR, encerra a trilogia Pertencimento, iniciada com Asa Serpente (2023) e Arrebentação (2024). Com 22 intérpretes-criadores em cena, o espetáculo resulta de um processo colaborativo e contínuo de formação, pesquisa e criação que caracteriza a Companhia de Teatro da UFPR. O elenco — formado por pessoas de diferentes trajetórias, formações e vivências — compõe uma tessitura de vozes e corpos singulares que elaboram, em cena, suas próprias histórias e experiências. As diferenças e proximidades que atravessam o grupo trabalhadas como modos de presença e convívio: é a pluralidade de percursos que sustenta o caráter coletivo e orgânico da criação.

O espetáculo inscreve-se no campo do teatro performativo, linguagem que marca a trajetória de Rafael Lorran e da Companhia. As narrativas em cena emergem de procedimentos de autoficção e escritas de si, reelaboradas pelo diretor como dramaturgia coral — uma partitura de experiências reais e fabulações coletivas. Artéria Rara desloca o foco da representação para o acontecimento, propondo uma cena que respira, tenta, repete e insiste: corpos em estado de presença tremor, buscando revelar modos de vida em seus próprios ritmos.

Ao encerrar a trilogia, Artéria Rara reafirma o compromisso da Companhia de Teatro da UFPR com uma criação que une pesquisa, formação e experimentação artística. O espetáculo é um testemunho da força de um grupo que, ao longo de sua trajetória, transforma a universidade em espaço vivo de experimentação, encontro e produção de sentidos.

Sinopse

Artéria Rara é a escuta de um fluxo que resiste à mecanização da vida — um desvio vital que insiste em distribuir energia, confiar na elaboração de coletividades em movimento, inventar o descanso frente ao colapso do corpo. 22 integrantes em cena investigam noções sobre trabalho como campo de tensão entre necessidade e sentido, sonho e urgência, ação e destino aos instantes onde a vida se revela em seu próprio ritmo.

Foto Maicon Garcia

Serviço

Espetáculo Teatral: ARTÉRIA RARA
Data: 28 a 30 de novembro de 2025 (sex. e sáb 20h) | (dom. 19h)
Local: Teatro da Reitoria da UFPR

Duração: 90 min
Entrada gratuita
Classificação: +16

Elenco

Amanda Afonso / Camila Elen / David Jogia / Dekká Santos / Fabiene / Gabriela Boomer / Gustavo Wesley / Irá-Puã / Isabela Maria / Jessé Furquin / Korpa Enkantada / Levi Hilgemberge / Lua Blomster / Márcio Barbosa / Mikaela Sampaio / Murilo Marochi / Nathalia Walker / Noe Carvalho / Praia Satori / Rúbia Rodrigues / Valéria Batista / Vênus Cruvinel

Ficha Técnica

DIREÇÃO E DRAMATURGIA:

Rafael Lorran

PREPARAÇÃO CORPORAL:

Priscilla Pontes

PREPARAÇÃO VOCAL:

Manu Santos

DIREÇÃO MUSICAL:

Nelson Sebastião e Leonardo Gumiero

CONSULTORIA DE FIGURINO:

Patrícia Cipriano

ILUMINAÇÃO:

Juliane Rosa

BEATMAKER:

Leonardo Gumiero

VÍDEOMAKER:

Pauline Celestino

OPERAÇÃO DE TRILHA:

Daniel Soul

Foto de capa: Maicon Garcia

Via Assessoria de Imprensa

About The Author