A franquia de terror que faz muito sucesso chegou ao fim com o seu último filme, O Último Ritual. Após o lançamento de Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio e suas críticas, Invocação do Mal 4 prometeu um fim emocionante para aqueles que são fãs do invoca-verso.
Em Invocação do Mal 4, logo nos primeiros minutos entendemos todo aquele medo que Lorraine sempre teve em perder a única filha do casal, a Judy. Diferente dos outros filmes da franquia, em que foca mais na história da casa mal assombrada, dessa vez o foco é mais na família Warren, principalmente na filha do casal, o que nos faz sentir falta daquela conexão que encontramos nas famílias de Invocação do Mal 1 e 2.
Falando nos outros filmes da franquia, para aqueles que amam os dois primeiros filmes, é encontrado bastante semelhanças e cenas que nos lembram os outros dois longas. O que pode parecer um pouco repetitivo para aqueles que assistem com frequência os outros filmes, mas que não deixa de dar aquele gostinho de estou assistindo um filme da franquia.
Para aqueles que são amantes de filmes de terror e já estão acostumados com sustos, talvez os Jumpscare durante o filme não os pegue, mas toda a atmosfera que vai se criando até o susto final deixa aquela ansiedade nos fazendo questionar “o que será dessa vez?”. Apesar de você se conectar emocionalmente com a família Warren e o amor que eles têm pela única filha, o filme deixa um pouco sem explicação, se perguntando, quem é esse demônio, diferente de Invocação do Mal 2 que descobrimos quem é Valak, nos últimos minutos do longa.
Pode ser que isso seja proposital para um novo lançamento no futuro explicando a origem, assim como foi com A Freira, mas o filme deixa esse questionamento do que seria esse demônio e qual é a intenção dele, qual é a sua história. Além de também contar brevemente a história da antiga família que morava ali. Tudo isso pode ser proposital para um novo filme a ser lançado no futuro, mas que acabou deixando lacunas dentro do longa.
Para quem é apaixonado pelo universo de invocação do mal, é um ótimo filme, com partes emocionantes, cenas lindas entre o casal Warren. Foi um ótimo longa para se encerrar a franquia. Mas talvez para aqueles que só querem ver um filme de terror, pode parecer só mais uma trama repetitiva, sem muita conexão. O longa estreia nesta quinta-feira (4) colocando um fim com o último ritual, porém como já divulgado anteriormente, a HBO Max está realizando uma nova série sobre o casal paranormal, ainda sem data de lançamento.
Assista ao trailer
