8ª Mostra Espetacular em Curitiba acontece este mês

Na segunda quinzena de setembro, Curitiba será palco da 8ª Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças. Com programação totalmente gratuita, entre os dias 14 e 22 de setembro, diversos espaços culturais da cidade receberão apresentações de teatro, artes visuais, dança, música e literatura. Serão mais de 20 performances de artistas locais e de outras cidades brasileiras como Fortaleza (CE), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF), além de países europeus como Alemanha e República Tcheca. “Este ano conseguimos uma mistura rica de atrações locais, nacionais e internacionais, abordando diversas linguagens artísticas e incluindo muitas atividades formativas, o que é uma novidade na Mostra. Queremos um festival que fique na memória, com encontros e trocas afetivas. O foco é oferecer conteúdos relevantes, de alta qualidade artística, valorizando o protagonismo infantil”, afirma a produtora cultural e diretora artística do projeto, Michele Menezes.

A abertura oficial acontece no dia 14 de setembro, às 16 horas, no Sesc da Esquina, com o espetáculo “Napoleão”, do Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza. A peça conta a história de um menino tímido e aventureiro, abordando os desafios da infância contemporânea e as questões da educação atual. “Nosso principal objetivo é aprofundar a discussão sobre a criação artística voltada para a infância e conectar artistas brasileiros a projetos internacionais, trazendo o mundo para Curitiba e levando Curitiba para o mundo”, explica Michele.

O tema da curadoria deste ano é a inclusão, que vai além da acessibilidade física, buscando reduzir a exclusão e ampliar o acesso da arte a mais pessoas, especialmente crianças. A Mostra, que oferece entrada gratuita em todas as atividades, também promove oportunidades de aprendizado para que o público possa se aproximar ainda mais do universo infantil.

A edição de 2024 inclui diversas ações voltadas para o desenvolvimento cultural, com a participação de crianças, público geral, artistas e educadores, em oficinas, workshops e rodas de conversa que acontecem paralelamente às apresentações. Entre os destaques, está o lançamento do “AntiManual de Acessibilidade Cultural”, resultado de um projeto educativo desenvolvido por Cíntia Alves, da plataforma Vozes Diversas, em parceria com a Pró Cult. O lançamento ocorre no dia 21 de setembro, às 14 horas, na Caixa Cultural, também com entrada gratuita.

Entre os espaços que receberão as atividades estão: Caixa Cultural, Sesc da Esquina, Ruínas São Francisco, Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural, APAE, Alfaiataria, Teatro Cleon Jacques, Teatro Londrina – Memorial de Curitiba, Miniauditório do Guaíra e Praça João Cândido. Além disso, eventos também serão realizados na Incanto, Casa Prudente e Alfaiataria.

O encerramento da Mostra acontece no dia 22 de setembro, às 17 horas, com um show especial para crianças de todas as idades: a banda Rock Kids, que apresentará clássicos do rock, como Beatles, ACDC, Ramones, Raul Seixas e Paralamas do Sucesso.

AntiManual Prático de Acessibilidade para Crianças

Como parte da contrapartida social do projeto, a Mostra Espetacular promoveu em junho um encontro para criação do “AntiManual de Acessibilidade Cultural”. A iniciativa, conduzida por Cíntia Alves, da Vozes Diversas (SP), reuniu diversas pessoas para refletir sobre suas necessidades de acesso e discutir a importância da diversidade no mundo. “Foi uma verdadeira escola. Vivemos em um mundo acelerado, que simplifica e categoriza rapidamente. A empatia e a escuta são essenciais, e uma atitude simples como perguntar ao outro o que ele precisa pode fazer toda a diferença”, comenta Michele.

Ações Formativas

Durante os 10 dias de festival, a equipe da Pró Cult, sob a curadoria de Michele Menezes e Bebe de Soares, planejou cuidadosamente as atividades, que incluem ações voltadas para crianças, adultos, professores, profissionais e estudantes da área artística. Haverá oficinas de teatro e dança, workshops e encontros com artistas, aproximando o público da criação artística. “Um festival é o elemento central de uma órbita, conectando seus públicos, instituições, escolas e artistas. As ações formativas são essenciais para promover conhecimento. Para as crianças, é uma oportunidade de colocar a mão na massa; para os artistas, é um momento de criar conexões; e para os educadores, é uma forma de se aproximar ainda mais do universo artístico”, explica Bebe de Soares, artista e curadora residente na Alemanha.

A programação completa está disponível no site oficial da Espetacular e no Instagram: @mostraespetacular.

 

(Com informações e Imagens da Assessoria de Imprensa)

About The Author